Rubens Russomanno Ricciardi lança livro sobre as obras musicais mais antigas do Brasil

A obra mostra que as partituras da música brasileira mais antigas de que se tem notícia são do início do século 18 e de Mogi das Cruzes

Rubens Russomanno Ricciardi, compositor, maestro, musicólogo e hoje professor da USP de Ribeirão Preto, lançou em setembro o livro As Solfas de Mogi das Cruzes: Edição Musical e Apontamentos Históricos, em parceria com o paleógrafo e historiador Odair de Paula.

Com sua carreira acadêmica de graduado (1986), mestre (1997), doutor (2000), livre-docente (2003) e professor titular (2006) pela ECA-USP, Rubens assina a pesquisa e a edição musical crítica das obras encontradas no Convento do Carmo em Mogi das Cruzes, inaugurando novos caminhos poético-editoriais na reconstrução da memória musical brasileira dos tempos coloniais.

A investigação historiográfica sobre os carmelitas mojianos e as igrejas e capelas da Vila de Santana das Cruzes de Mogi indicam que as solfas (manuscritos musicais) provavelmente remontam ao final dos anos 20 e início dos anos 30 do século 18. A maior parte das solfas foi achada em 1984 pelo historiador Jaelson Bitran Trindade, responsável pelos primeiros estudos biográficos sobre os antigos mestres músicos de Mogi das Cruzes. Régis Duprat (1930- 2021) foi o primeiro musicólogo a trabalhar com esses manuscritos coloniais. Segundo ele, os marcos cronológicos da história da música brasileira foram antecipados em pelo menos 30 anos. Até então o Recitativo e Ária (1759), de autor anônimo da Bahia, era tido como a mais antiga obra musical brasileira conhecida.

O projeto de pesquisa e edição musical de As Solfas de Mogi das Cruzes foi idealizado pelo produtor Deo Miranda, por meio do Edital Rumos Itaú Cultural. Do livro consta a primeira edição integral (em partituras e partes para uso de corais e orquestras) de todos os manuscritos musicais reconstituíveis de Mogi das Cruzes, num total de sete obras, divididas em quatro temáticas. Os manuscritos dessas sete obras e de outras cinco que não puderam ser reconstituídas estão reproduzidos em fac-símile no livro.

Além de abordar questões históricas sobre os músicos coloniais de Mogi das Cruzes, o livro desenvolve um estudo metodológico e conceitual sobre a edição musical crítica.

No lançamento em setembro foi realizado um concerto na Igreja da Ordem Primeira do Carmo, em Mogi das Cruzes, onde as sete obras impressas no livro foram apresentadas junto com outras obras brasileiras do período colonial.

Pesquisador de música brasileira, Rubens Russomanno Ricciardi é compositor, maestro da USP Filarmônica e do Ensemble Mentemanuque, coordenador do NAP-CIPEM e responsável pelo projeto USP Música Criança.

Para saber mais sobre o livro, assista a esta entrevista com Rubens Russomanno Ricciardi:

Interessados em adquirir o livro podem entrar em contato com Aline, pelo telefone/whatsapp 16 9330 02007.

Compartilhe
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

#main-content .dfd-content-wrap {margin: 0px;} #main-content .dfd-content-wrap > article {padding: 0px;}@media only screen and (min-width: 1101px) {#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars {padding: 0 0px;}#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars > #main-content > .dfd-content-wrap:first-child,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars > #main-content > .dfd-content-wrap:first-child {border-top: 0px solid transparent; border-bottom: 0px solid transparent;}#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width #right-sidebar,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width #right-sidebar {padding-top: 0px;padding-bottom: 0px;}#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars .sort-panel,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars .sort-panel {margin-left: -0px;margin-right: -0px;}}#layout .dfd-content-wrap.layout-side-image,#layout > .row.full-width .dfd-content-wrap.layout-side-image {margin-left: 0;margin-right: 0;}