Glaucia Davino

Estamos num futuro distante daquele passado do século 20. Memória-momento em nuvem de lembranças ensolaradas de Ribeirão Preto. Fim do Colegial acenando a chegada da hora de escolher outros destinos. Inquietação, pulsão-juventude, cheiro da comida de casa e pais pulsão-maturidade.

USP. Na minha cabeça não existiam outras opções, digamos assim, afinal, entrei na USP com 6 anos de idade, na experimental Escola de Aplicação da Feusp. O campus, que crescia, era a extensão do nosso espaço de vida. Escola então sem cercas, Cepeusp brotando do mato, pés na emborrachada e high-tech pista de atletismo, aventuras e explorações adentrando nos modernos edifícios, zanzando livremente pela enorme Cidade Universitária nos tapetes mágicos chamados de Ônibus Circular 1 e 2.

Glaucia Davino - Em neon Cinema transformou-se na minha mais ma-ra-vi-lho-sa ideia de universidade.

Longe do Campus Cidade Universitária, de São Paulo, já solidificado, e perto do Campus de Ribeirão Preto, com cara de fazenda, para onde meu pai havia sido transferido dois anos antes, era o espaço geográfico da minha existência. Entre certezas e incertezas, eu gostava de todas as matérias, inclusive matemática, e outras que nós, de Humanas, costumamos odiar. Mas não. Literatura era uma viagem, mas mais do que isso, eu gostava era de frequentar os cinemas e de ir para São Paulo, aproveitar as atividades culturais. E não é que na cidade interiorana, em que nem shopping existia (ícone da cidade grande), havia até um cineclube com filmes alternativos?

A risada sobressalta no peito com a lembrança de comprar o Manual da Fuvest, uma revistona a ter que ler página por página, letra por letra, número por número e candidatos/vaga.

Vida-desafios: sair de casa, sonho-vivência universitária, diversidade pensante, jovens da mesma idade, mais velhos, caminhadas entre prédios, faculdades, piscina (e Cepeusp), bibliotecas de conhecimentos, aulas provocadoras e o poder de decisão sobre as matérias a cursar.

Vestibular-Portal-de-Passagem. Amigos-euforia, amigos-despedidas. Rituais-pais acompanhando as ideias que poderiam surgir nas cabeças adolescentes-adultos. Rituais-escola, em que Medicina era o must da moçada e o meu teste vocacional: Biológicas? Como poderíamos dizer quando estamos contrariados? Foda-se!

O pior ainda estava por vir. Ahhh! a serendipidade dos jovens que navegaram pelas páginas do Manual. E eis que “Cinema” se destaca no meio daquelas páginas. Cinema? Existe faculdade para cursar cinema?

1983 foi o primeiro vestibular que demarcou, já nas inscrições, a segmentação das habilitações de Comunicação Social, que eu, ignorantemente, achava que era Jornalismo.

Em neon Cinema transformou-se na minha mais ma-ra-vi-lho-sa ideia de universidade. Pais: “Só porque você gosta de assistir filmes?”. Absolutamente, ideia-verdade e virei cineasta, o que quer que isso significasse, antes de ingressar. Sem câmera na mão e mil ideias na cabeça, o X da tinta que cheirava azul marcou a primeira opção na ficha de inscrição, com a promessa de que eu também faria o vestibular para Geologia-herança.

Para encerrar, feliz estava eu aprovada, matriculada em Cinema na ECA-USP, de férias e dormindo tranquilamente quando me acordam, em tom de alegria, para anunciarem que eu também tinha sido aprovada em Geologia na Unesp. What? Fui até Rio Claro, fiz a matrícula em Geologia e peguei o trem para São Paulo. Aliás, essa viagem de trem foi uma outra longa história que ratificou minha passagem pelo Portal, pois eu sobrevivi.

Aluna Turma Curso
Glaucia Davino 1983 Cinema

 

Compartilhe
There are 2 comments
  1. […] Glaucia Davino (Cinema, 1983) […]

  2. […] Glaucia Davino, mestra e doutora pela ECA, professora e pesquisadora na área do Audiovisual (Cinema, 1983) […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

#main-content .dfd-content-wrap {margin: 0px;} #main-content .dfd-content-wrap > article {padding: 0px;}@media only screen and (min-width: 1101px) {#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars {padding: 0 0px;}#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars > #main-content > .dfd-content-wrap:first-child,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars > #main-content > .dfd-content-wrap:first-child {border-top: 0px solid transparent; border-bottom: 0px solid transparent;}#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width #right-sidebar,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width #right-sidebar {padding-top: 0px;padding-bottom: 0px;}#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars .sort-panel,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars .sort-panel {margin-left: -0px;margin-right: -0px;}}#layout .dfd-content-wrap.layout-side-image,#layout > .row.full-width .dfd-content-wrap.layout-side-image {margin-left: 0;margin-right: 0;}