Walcyr Carrasco lança livro de peça premiada

Aluno de Jornalismo da ECA na década de 1970, o escritor, novelista e dramaturgo Walcyr Carrasco está lançando o livro Êxtase pela editora Assírio & Alvim Brasil

Sobre a obra

Êxtase é o texto integral, revisado pelo autor, da peça teatral encenada pela primeira vez em 2002 e vencedora do Prêmio Shell de Teatro. Baseada em conversas com dependentes químicos em recuperação, visitas a clínicas e leituras, Êxtase continua um texto atual e contundente. Mescla o talento para a dramaturgia com a experiência do autor como jornalista, que contribuiu para que se aprofundasse em um tema sensível à sociedade e às famílias. “Escrevi a peça em 2002 e, 20 anos depois, o crack continua viciando cada vez mais pessoas. É assustador.”

Em Êxtase, Walcyr Carrasco faz um retrato incisivo de dilemas que afligem jovens, em especial da classe média, e da destruição moral das pessoas na sociedade contemporânea, onde muitas vezes a droga é o caminho mais rápido. A peça coloca no palco dois amigos que moram juntos e são viciados em drogas pesadas. Felipe é um estudante em crise que usa narcóticos como válvula de escape e Raul é intermediário do tráfico de drogas. No seu aniversário, Felipe chama a mãe, Camila, para a casa deles, com o objetivo de conseguir dinheiro para pagar dívidas com traficantes.

Walcyr também abordou o tema das drogas no livro Vida de Droga (1998, Editora Ática) e na série Verdades Secretas. “O mais interessante é que nunca usei droga nenhuma. É uma situação que me chama atenção. É uma realidade que mexe bastante comigo, machuca ver pessoas como zumbis. É doloroso”, disse Walcyr no lançamento do livro na Livraria da Travessa, em São Paulo.

“Quando escrevo uma história, sempre faço a parte do jornalismo investigativo primeiro. Procuro conhecer aquele cenário como jornalista e depois parto pra ação.”

Sobre o autor

Nascido em 1951 em Bernardino de Campos, interior de São Paulo, Walcyr Carrasco começou a estudar História, desistiu e formou-se em Jornalismo em 1979. Trabalhou como jornalista em veículos como O Estado de S. Paulo, Folha de S. Paulo, Isto É, Veja, entre outros. Em 1982 lançou seu primeiro livro infantil e, em 1989, estreou como dramaturgo e novelista.

É autor de uma vasta e premiada obra para a TV, entre novelas, séries e adaptações, além de livros de ficção para o público adulto, infantojuvenil e infantil, adaptações de obras clássicas e peças de teatro. Na TV, escreveu para SBT, Manchete (Xica da Silva) e, desde 2000, TV Globo, com títulos como O Cravo e a Rosa, A Padroeira, Esperança, Chocolate com Pimenta, Alma Gêmea, Sete Pecados, Caras & Bocas, Morde & Assopra, Gabriela, Amor à Vida, Êta Mundo Bom!, O Outro Lado do Paraíso, A Dona do Pedaço.

Escreveu também telesséries, como Sítio do Picapau Amarelo, Rosa dos Rumos, Brava Gente e Verdades Secretas, ganhadora na sua primeira temporada, em 2016, do Prêmio Emmy Internacional. No teatro, escreveu peças como Batom, Até que o Sexo nos Separe, A Mulher do Candidato, Desamor, Grita Paixão e Jonas e a Baleia. É autor de quase 60 livros e, desde 2008, Membro da Academia Paulista de Letras.

Compartilhe
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

#main-content .dfd-content-wrap {margin: 0px;} #main-content .dfd-content-wrap > article {padding: 0px;}@media only screen and (min-width: 1101px) {#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars {padding: 0 0px;}#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars > #main-content > .dfd-content-wrap:first-child,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars > #main-content > .dfd-content-wrap:first-child {border-top: 0px solid transparent; border-bottom: 0px solid transparent;}#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width #right-sidebar,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width #right-sidebar {padding-top: 0px;padding-bottom: 0px;}#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars .sort-panel,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars .sort-panel {margin-left: -0px;margin-right: -0px;}}#layout .dfd-content-wrap.layout-side-image,#layout > .row.full-width .dfd-content-wrap.layout-side-image {margin-left: 0;margin-right: 0;}