Você sabia? Rita Lee na ECA

Você sabia que a Rita Lee estudou na ECA? A rainha mutante entrou na então chamada Escola de Comunicações Culturais em 1968 e frequentou a faculdade por um ano. Naquela época entrava-se no curso de Comunicação Social e escolhia-se a área de habilitação mais para frente. No livro “Rita Lee – Uma Autobiografia” (Globo Livros, 2016), Rita faz algumas menções ao curso. E no programa “Conversa com Bial”, de maio de 2017, disse que achava que ia fazer Cinema, sua grande paixão. “Gosto mais de Cinema do que de Música”, afirmou.

A seguir, alguns trechos de sua autobiografia em que ela menciona o curso na USP:

Enquanto Os Bruxos tocavam o barquinho musical, eu continuava estudando. Depois do colegial, fiz o Equipe e entrei para Comunicações na USP, lembrando que na casa do pai e da mãe ou se trabalhava, ou se estudava, música era hobby.

Passei um ano bundando na USP (na mesma classe de Regina Duarte, a futura namoradinha do Brasil), na base do “assina a presença pra mim”.

O sobrenome Lee Jones pegava muito mal na USP, tanto que pensei em abrasileirá-lo para Rita Lea Gomes. A moda era idolatrar Che Guevara, imaginava-o um bonitão à la Robin Hood tropical lutando contra a ditadura do mal, apesar de achar meio paradoxal aquele lance de Che usar farda do exército. Dãã.

Discursos apaixonados sobre política, literatura, filosofia, arte, oskimbau, verdadeira praça de alimentação para minha alma tão faminta de cultura brasileira. Meu ego atingiu os maiores índices de inflação quando Glauber Rocha um dia lá me definiu como a Cacilda Becker do rock. Pra que perder tempo batendo ponto numa faculdade de Comunicações estando eu cercada dos melhores mestres do métier?

Avisei da visita ilustre e tanto o harém quanto meu pai já pressentiam uma tragédia a ser anunciada, mas foram educadinhos e até prepararam um jantar para recebê-lo. E não é que a tese de Gil fez sentido? Em vez de a filha deles cursar Comunicações na USP, vamos encurtar a estrada e deixá-la se comunicar direto com o público. A menina era ajuizada e levava jeito para a coisa etc. e tal. O discurso familiar “aqui nesta casa ou se trabalha, ou se estuda, música é apenas um hobby” foi por água abaixo quando Gil completou: “Aliás, quando eu trabalhava de executivo na Gessy Lever ganhava muito menos do que ganho hoje fazendo música”.

Capa - Rita Lee: Uma autobiografia (Globo Livros)
Capa do livro "Rita Lee: Uma Autobiografia" (Globo Livros, 2016)

Conversa com Bial 03/05/2017 – Pedro Bial recebe a rainha do rock nacional

Rita e Bial

Logo no início da entrevista (3:22) ela diz que achava que ia fazer Cinema. Clique aqui para assistir à entrevista completa.

 

* Colaborou neste post Tiago Aguiar (Jornalismo, 2014)

Compartilhe
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

#main-content .dfd-content-wrap {margin: 0px;} #main-content .dfd-content-wrap > article {padding: 0px;}@media only screen and (min-width: 1101px) {#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars {padding: 0 0px;}#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars > #main-content > .dfd-content-wrap:first-child,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars > #main-content > .dfd-content-wrap:first-child {border-top: 0px solid transparent; border-bottom: 0px solid transparent;}#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width #right-sidebar,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width #right-sidebar {padding-top: 0px;padding-bottom: 0px;}#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars .sort-panel,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars .sort-panel {margin-left: -0px;margin-right: -0px;}}#layout .dfd-content-wrap.layout-side-image,#layout > .row.full-width .dfd-content-wrap.layout-side-image {margin-left: 0;margin-right: 0;}