Kuarup produz série sobre o Notícias Populares

Notícias Populares
Criada pelo jornalista André Barcinski e pelo cineasta Marcelo Caetano, a série de ficção baseada no jornal Notícias Populares está sendo exibida no Canal Brasil e também pode ser vista no GloboPlay. Alcides Ferreira, da turma de 1984 de Jornalismo, está à frente da Kuarup, produtora da série junto com o Canal Brasil. No elenco estão vários atores formados pela EAD, a começar pela protagonista, e uma atriz formada pelo CAC. Ecanos de várias gerações passaram pela redação do NP. Confira abaixo.

Parceria entre a produtora Kuarup e o Canal Brasil, a série “Notícias Populares” retorna aos anos 1990 e aborda com bom humor as principais histórias do Notícias Populares, o NP, como era conhecido o jornal que circulou em São Paulo por quase 38 anos, entre outubro de 1963 e janeiro de 2001.

A trama é protagonizada por Luciana Paes (EAD, turma 54) e conta com a participação, entre outros atores, de Ana Flávia Cavalcanti, Luiz Bertazzo, Rui Ricardo Diaz, Rejane Faria, Clayton Mariano (EAD, turma 53), Tuna Dwek (EAD), Lucas Andrade e Ary França, além de uma participação especial de Bruna Linzmeyer. São sete episódios, que vão ao ar às sextas-feiras no Canal Brasil, às 22h30, além das reprises, e estão disponíveis no Globoplay.

Elenco da série na redação reconstituída do Notícias Populares
Parte do elenco na redação do Notícias Populares reconstituída para a série (Arthur Costa)

SINOPSE. Janeiro de 1993. Depois de anos como correspondente da Folha de S. Paulo em Paris, Paloma Fernandes (Luciana Paes) volta ao Brasil e recebe uma missão do Dr. Felix, dono do Grupo Folha: assumir a chefia de reportagem de um dos jornais do grupo, o Notícias Populares, que está em crise e sofrendo críticas por seu teor sensacionalista. Mas a tarefa de chefiar os repórteres e modernizar o jornal não será fácil. Paloma vai ter de enfrentar uma redação hostil e driblar seus preconceitos para cobrir casos espetaculares como o Bebê-Diabo, o Bando do Palhaço e uma rebelião de prostitutas. A redação é formada por repórteres com métodos questionáveis, porém, quanto mais absurda é a capa, mais o jornal é vendido.

“A minha personagem não existiu. Ela é a maneira que o espectador vai ter para observar o NP, com esse olhar de ‘normalidade’ sobre o que acontecia no jornal. Aos poucos ela vai se transformando e transformando a maneira com que ela vê o Brasil, porque o NP tem muito essa coisa desse jogo de cintura brasileiro, de uma série de coisas que você não acharia possível e a maneira como se lidava com essas coisas representava o Brasil”, comenta Luciana sobre a sua personagem.

ROTEIRO. O roteiro foi escrito por André Barcinski em parceria com Marcelo Caetano, Ana Carolina Francisco e Ricardo Grynszpan e cada um dos sete episódios traz uma história que foi manchete do jornal. “A ideia foi ter uma grande reportagem do NP por episódio, além, é claro, de retratar os próprios personagens do jornal”, afirma Barcinski. Na busca pelas histórias foram realizadas pesquisas em mais de mil exemplares do jornal e várias entrevistas. “Entrevistamos, entre outros, Paulo César Martin, que era editor de esportes e um grande colecionador de ‘causos’ da redação, a jornalista Laura Capriglione, que foi editora do jornal, Tânia Voss, a primeira colunista negra brasileira de Celebridades, contratada após a saída de Gugu Liberato (retratado na série) e o Conceição, que era fotojornalista do NP e fez oficinas para os atores, além de fazer uma participação especial no primeiro e no segundo episódios”, conta Caetano.

Elenco

Da EAD: Luciana Paes (Paloma, chefe de reportagem), Clayton Mariano (Helcio, repórter), Tuna Dwek (Aldenora, jornalista policial), Marisa Bezerra (Iracema). Do CAC: Tatí de Tatiana (Dulce, secretária do jornal).

Ana Flávia Cavalcanti (Greta, colunista social), Ary França (Conrad, editor de fotografia), Ed Moraes (Gibran), Fabio Herford (Dr. Felix), Flow Kountouriotis (Tetéia), Germano Mello (Hilário de Mello), Henrique Zanoni (Franco da Rocha), Hugo Villavicenzio (Euclides Rocha), Jackie Obrigon (Helga), Lucas Andrade (o foca Adilson), Luiz Bertazzo (Luna, jornalista sindical e crítico de cinema), Rejane Faria (Marina, fotógrafa), Ricardo Teodoro (Faísca – Gari Galã), Rui Ricardo Diaz (Matias, editor-chefe do NP), Teka Romualdo (Tia Tita), Verónica Valenttino (Sandra Bocão). Participação especial: Bruna Linzmeyer (Rata, jornalista de uma das principais emissoras de TV do país).

Ficha Técnica

* Criação: André Barcinski e Marcelo Caetano
* Roteiro: André Barcinski, Anna Carolina Francisco, Marcelo Caetano e Ricardo Grynszpan
* Direção: Marcelo Caetano
* Direção de Fotografia: Andrea Capella
* Direção de Arte: Maíra Mesquita
* Produção executiva: Ivan Mello e Keila Castro
* Produção: Kuarup e Canal Brasil

Da esquerda para direita: Marcelo Caetano (diretor da série), José Luiz Proença (professor da ECA, trabalhou no NP entre 1975 e 1992) e Alcides Ferreira, no set de filmagens da série “Notícias Populares”
Marcelo Caetano (diretor da série), José Luiz Proença (professor da ECA, trabalhou no NP entre 1975 e 1992) e Alcides Ferreira, no set de filmagens de “Notícias Populares”

Prestigiem a produção audiovisual do Brasil

Além da agência de comunicação Fato Relevante, criada em 2019, sou dono da produtora Kuarup desde 2009. A Kuarup é uma empresa que nasceu gravadora em 1977. Comprei o catálogo de músicas e entrei em novos segmentos, como livros, projetos culturais e produção audiovisual. Já fizemos séries documentais e de dramaturgia para canais a cabo e de streaming, além de produzirmos vídeos corporativos para os clientes da Fato Relevante.

O projeto do Notícias Populares nos foi trazido pelo jornalista André Barcinski, que é uma enciclopédia da cultura pop. Conseguimos o apoio do Fundo Setorial do Audiovisual e do Canal Brasil ainda no final de 2018, mas a pandemia inviabilizou a filmagem da série de dramaturgia de sete episódios, baseada em fatos reais, por mais de dois anos.

Uma curiosidade é que, quando eu estava na ECA, cursando Jornalismo (sou da turma de 1984), fiz um trabalho em vídeo sobre o NP com os amigos ecanos Sérgio Almeida, Márcio Venciguerra, Marcelo Macca, Rubens Meyer e Henrique Alves de Araújo. Esse vídeo serviu para refazer o cenário da redação do NP e tem trechos exibidos nos créditos da série.

Durante as filmagens, levei o professor do Jornalismo José Luiz Proença para conhecer o set. Proença foi secretário de redação do NP por muitos anos e hoje é um querido amigo.

A série tem o mérito de registrar em vídeo a história desse fenômeno do jornalismo brasileiro, que tem alguns trabalhos e livros a respeito, de uma forma bem-humorada. É uma mostra de que o cinema e o audiovisual brasileiros resistiram bem à pandemia e às tentativas de destruir o sistema público de incentivos, aliás, presente em todos os países, inclusive nos EUA, que tem a maior indústria audiovisual do mundo.

Confiram lá no Canal Brasil. Espero que gostem da série. Prestigiem o cinema e a produção audiovisual do Brasil.

A série é exibida às sextas-feiras, 22h30, no Canal Brasil, e pode ser vista a qualquer momento no Globoplay. Direção de Marcelo Caetano e produção de Ivan Melo e Keila Castro.

Alcides Ferreira (Jornalismo, 1984), dono da Kuarup

Ecanos que trabalharam no NP

* Álvaro Pereira Junior (Jornalismo, 1982 – editor-chefe do NP de 1991 a 1995)
* Carlos Antonio Rahal (Publicidade e Propaganda, 1983)
* Giuliano Guandalini (Jornalismo, 1992)
* Ivan Finotti (Jornalismo, 1990)
* José Luiz Proença (doutor e professor – deu aula na ECA entre 1976 e 2022 e foi secretário de redação do NP de 1975 a 1992)
* José Vicente Bernardo (Jornalismo, 1982)
* Laura Mattos (Jornalismo, 1994)
* Marcos Nogueira (Jornalismo, 1988)
* Mariana Weber (Jornalismo, 1996)
* Otavio Cabral (Jornalismo, 1991)
* Renato Krausz (Jornalismo, 1992)
* Renato Stancato (Jornalismo, 1988)
* Rodrigo Vergara (Jornalismo, 1988)
* Rui Dantas (Publicidade e Propaganda, 1991)

Faltou alguém? Conta pra gente!

Compartilhe
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

#main-content .dfd-content-wrap {margin: 0px;} #main-content .dfd-content-wrap > article {padding: 0px;}@media only screen and (min-width: 1101px) {#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars {padding: 0 0px;}#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars > #main-content > .dfd-content-wrap:first-child,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars > #main-content > .dfd-content-wrap:first-child {border-top: 0px solid transparent; border-bottom: 0px solid transparent;}#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width #right-sidebar,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width #right-sidebar {padding-top: 0px;padding-bottom: 0px;}#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars .sort-panel,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars .sort-panel {margin-left: -0px;margin-right: -0px;}}#layout .dfd-content-wrap.layout-side-image,#layout > .row.full-width .dfd-content-wrap.layout-side-image {margin-left: 0;margin-right: 0;}