Alcides Ferreira

Alcides Ferreira, na ECA em 1988, em foto de Eduardo Knapp

Escolhi Jornalismo porque gostava de escrever, de ler, achei que poderia ser jornalista. Fui para a USP porque em casa não tinha como pagar faculdade. Na minha época, acho que não havia alternativa que não fosse a USP em São Paulo para fazer Jornalismo.

No aspecto pessoal, fiz na ECA alguns dos meus melhores amigos, com quem convivo até hoje. Fiz muitos amigos e criei conexões em São Paulo. Como eu não sou daqui, isso me ajudou muito no começo da vida profissional e mesmo depois. Sobre o lado acadêmico, acho que o curso teve altos e baixos. Do lado profissional, a ECA proporcionou relacionamentos que foram importantes para minha carreira.

Os episódios mais marcantes nos meus anos de formação na ECA estão relacionados ao Jornal do Campus, que passou a ter formato standard e circulação em toda a Cidade Universitária em 1986. A produção de um veículo independente, com liberdade editorial, nesse período logo após o final da ditadura militar, gerou grandes discussões na universidade. Eu, particularmente, conduzi uma pesquisa de opinião na Cidade Universitária para avaliar o veículo, que deve estar guardada na Biblioteca da ECA, além de ter participado da edição ou da produção de algumas reportagens que causaram polêmica.

Aluno Turma Curso
Alcides Ferreira 1984 Jornalismo
logo-memorias-150-branco

Depoimento originalmente concedido a Luiz Milanesi em janeiro de 2017 por ocasião dos 50 anos da ECA e atualizado em outubro de 2023 para inclusão no ÁgoraECA.

Compartilhe
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

#main-content .dfd-content-wrap {margin: 0px;} #main-content .dfd-content-wrap > article {padding: 0px;}@media only screen and (min-width: 1101px) {#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars {padding: 0 0px;}#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars > #main-content > .dfd-content-wrap:first-child,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars > #main-content > .dfd-content-wrap:first-child {border-top: 0px solid transparent; border-bottom: 0px solid transparent;}#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width #right-sidebar,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width #right-sidebar {padding-top: 0px;padding-bottom: 0px;}#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars .sort-panel,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars .sort-panel {margin-left: -0px;margin-right: -0px;}}#layout .dfd-content-wrap.layout-side-image,#layout > .row.full-width .dfd-content-wrap.layout-side-image {margin-left: 0;margin-right: 0;}