Turma de 1983 comemora 40 anos de ingresso na ECA

Ilustração de Mario Kanno (Publicidade e Propaganda)
Ilustração de Mario Kanno (Publicidade e Propaganda)

Uma das músicas mais tocadas daquele ano, em brilhantes discos de vinil, era Let’s Dance, de David Bowie, os militares ainda governavam o Brasil e a Guerra Fria ditava os rumos do cenário global. Quarenta anos depois, em 2023, uma das canções mais ouvidas no Spotify é Bizarrap, da Shakira, a democracia triunfa no país, EUA e China rivalizam num mundo multipolar, e nós continuamos amigos. O que não mudou nessas quatro décadas, para a turma da ECA-83, foram os laços de amizade, o convívio permanente e a sensação, a cada encontro, de que continuamos nos divertindo e nos encantando como nos passos iniciais da faculdade.

No começo de março, também embalados pelo aniversário da Adriana Moysés, nos reunimos para celebrar essa curiosa efeméride: 40 anos de início da vida universitária. E, no nosso caso, não foi um evento à la cometa Haley, realizada de tempos em tempos.

Foi a comemoração de um convívio a desafiar o avanço do calendário, marcado por encontros em bares, no Spazio Pirandello ou no Empanadas, por grupo de e-mail ou de whatsapp, aniversários de nossos filhos, churrascos campestres, interações profissionais e até uma viagem coletiva, ao invadir um hotel na serra a caminho do litoral.

Zooms dominicais desafiaram o isolamento da pandemia e duraram cerca de dois anos. Encontros chegaram a ter pauteira, debates sobre filmes, frequentador a insistir em aparecer na tela sem camisa, piadas frequentes e não tão frequentes brigas por política, facilmente superadas.

Empiricamente, diria ser uma raridade tais amizades, tal espírito de grupo, tal cumplicidade existente entre amigos ao longo de tanto tempo. E navegaremos assim também nas próximas décadas, até com planos já desenhados!

Jaime Spitzcovsky (Jornalismo)

Isto é ECA83

Começaria tudo outra vez: a ECA e todas as nossas festas!

Adriana Moysés (Editoração)

Março de 83 é aqui. E agora. Mas, de tanto que esperamos para revivê-lo, parece que ainda será. Quatro de março foi dia de celebrar 40 anos de amizade, de sonhos, lembranças e furdunços. Nos embalos dos rocks, forrós e discos de sábado à noite. Foi noite de brindar cada presente e cada ausente, do além-mar e também do além-vida. De contar contos e aumentar pontos além da conta. De parar o tempo e pairar eterno. Amigos assim são coisa pra se guardar, eternamente, dentro dos nossos corações! Quem viveu, continuará vendo.

Álvaro Lima (Publicidade e Propaganda)

Quarenta anos atrás nossos sonhos se encontraram e se abraçaram. Desse abraço surgiu esse amor que ainda nos mantém juntos e sonhando até hoje.

Ana Valéria Haddad (Jornalismo)

Quando cheguei na ECA éramos tão jovens que não conseguia nem imaginar como seríamos 40 anos depois. Agora não consigo imaginar ficar velha longe de vocês.

Claudia Visoni (Jornalismo)

Somos mais que classmates; somos soulmates!

Cristina Horak (Biblioteconomia)

A maior alegria de entrar na ECA/USP, há 40 anos, se mantém renovada pelos amigos que estão presentes em nossos dias até hoje. Aos mestres, professores e funcionários, o nosso carinho e o nosso agradecimento. O fio condutor da amizade entre amigos nos conecta ao sagrado e nos transformou em profissionais mais experientes e humanizados em direção à eternidade. Agora e sempre USP.

Denise Souza (Relações Públicas)

Nesses 40 anos não nos largamos. Algo notável em um mundo em que as relações andam cada vez mais frágeis, superficiais. O mais lindo disso tudo é que nessas quatro décadas nos apoiamos, nos aplaudimos, aprendemos a nos gostar de maneira sincera. Arranca rabos? Nada que uma gelada não resolva. Agradeço a Deus a oportunidade de integrar esse grupo tão admirável, gente que me acolheu nos bons e maus momentos. Gente que, acima de tudo, me ajuda a caminhar.

Fernando Brengel (Publicidade e Propaganda)

Em 83, uma máquina do tempo me levou para 40 anos no futuro. Caí numa festa em que comemorávamos todos esses anos de amizade. Um frio na barriga avisou que faltava muito tempo. Valeu a pena viver as experiências de vida e poder chegar na festa com a certeza de uma união que não há quem possa romper!

Glaucia Davino (Cinema)

Ter vocês em minha vida, e há 40 anos, é um baita privilégio! Adoro contar sobre nossa amizade, como mantemos contato, afeto e carinho ao longo de tanto tempo. Nem consigo pensar como teria sido minha vida se não tivesse ingressado na ECA em 1983. Certamente teria me divertido menos, menos risadas, menos histórias esdrúxulas, menos afeto.

Jaime Spitzcovsky (Jornalismo)

A ECA foi o alfinete que estourou a bolha em que eu vivia. Abriu meus horizontes, colocou-me em contato com a diversidade, fez florescer uma alegria e espontaneidade que me faziam falta. Acho que a combinação da Jennifer que eu era com esse novo ambiente fez de mim alguém muito melhor. Alguém de quem eu gosto muito mais. E ainda me trouxe o amor da minha vida e amigos que são meu maior tesouro. Todos esses são ou não são bons motivos pra comemorar esses 40 anos de entrada na ECA com muita festa???

Jennifer Monteiro (Publicidade e Propaganda)

Mesmo na distância, mesmo inconscientemente, de um modo que não controlo, sempre encontro alento na lembrança do tempo com vocês.

José Ernesto Pessoa (Jornalismo)

A ECA me transformou. Pelos amigos que encontrei, pelas ideias que ouvi, pelas oportunidades que segui – tudo isso sem precisar fazer nenhuma prova nem assistir a muitas aulas. Faculdade ideal.

José Roberto de Toledo (Jornalismo)

Nossa comemoração de 40 anos reafirma a potência do amor! O amor nascido de uma amizade é o amor mais longevo. Na ECA encontrei meu mundo, um mundo de afetos e de belezas singulares. Vocês…nós. Juntos somos mais fortes, mesmo!

Katia Canton (Jornalismo)

A ECA é um divisor de águas na minha vida. Tive o privilégio de aprender, criar, vivenciar experiências com um time de profissionais muito talentosos e especiais que contribuíram para a evolução da minha carreira. Pessoas são a base de tudo, e a turma de 1983 mantém até hoje uma conexão incrível, 40 anos de amizade e encontros de muito carinho, energia e diversão!

Katia Gianone (Relações Públicas)

O Curso Básico, na ECA, permitiu a troca entre os colegas das diversas áreas da Comunicação. Muitos anos se passaram e, apesar disso, mantivemos contato. Uns mais próximos, outros menos, mas acompanhamos as carreiras de cada um. Os anos de ECA foram fundamentais para que eu tomasse as decisões que me levaram aos caminhos que escolhi. Fiz Relações Públicas, iniciei a carreira aprendendo muito sobre assessoria de imprensa, patrocínios culturais, comunicação interna e a administrar crises. Depois quis ampliar minha área de atuação e passei um tempo no exterior e fiz um novo curso. Tive a oportunidade de trabalhar nas maiores multinacionais do Entretenimento e me orgulho da minha trajetória. E tudo começou em 1983 na Escola de Comunicações e Artes da USP.

Luciana Yumi Kikuchi (Relações Públicas)

Festa espetacular, com gente estupenda, eu fiquei legal, e era só birita boa e papo delícia. Como é bom quarentar com vocês, amigos.

Márcia Pereira de Almeida (Jornalismo)

A universidade é uma aceleradora de sonhos e amizades!!! São anos de relacionamentos intensos, entre amores e desamores, encontros e desencontros. Quarenta anos depois, percebemos que os sonhos vão se desacelerando, enquanto a amizade segue em ritmo inversamente proporcional. Viva a amizade!!

Maurício Buffa (Cinema)

De passados diversos, somos todos iguais, com algo em comum: a paixão pela comunicação, pela arte. Nunca largando, sempre crescendo… Juntos, trilhando o mesmo caminho, há décadas! De um século ao outro, unidos por esse sentimento arrebatador: amizade infinita!

Nilton Sperb (Cinema)

Frase publicitária: E quem disse que as paixões são fugidias?

Frase cinematográfica: Play it again, Jennifer!

Frase RP: Professores, alunos, colaboradores: sem vocês nada seria possível!

Frase radiotelevisiva: 40 anos de samba, suor e cerveja!

Frase biblioteconômica: Siga você à esquerda ou à direita, o que vale são os 4.0…

Frase jornalística: Escola é boa, mas turma é melhor!

Frase musical: Após 40 anos, nada será como antes!

Frase teatral: Sim! Cada um de nós é um pouco mistura com o outro!

Frase plástica: Ainda que essa moçada pinte a vida com o cérebro, é certo que fazem também muito bom uso com as mãos!

Frase de turismo: Viagem vai, viagem vem — de avião, barco ou de trem… E essa vontade que nunca passa, de ficar grudadinho nessa turma do bem!

Frase de editoração: E lá se vão 15 mil páginas a registrar nossos 40 anos, 365 dias por ano! Que linda história!

Paulo Alves (Jornalismo)

Quando fiz a ECA, a timidez impediu que eu aproveitasse mais a faculdade, os colegas, as festas. Mas o vínculo se manteve e eis que, 40 anos depois, tenho a oportunidade de estar mais enturmada e ainda de conhecer histórias incríveis da ECA e de ecanos de todos os tempos.

Regina Thompson (Jornalismo)

A minha vida divide-se em Antes e Depois da ECA. Felizmente, grande parte dela passei no Depois.

Renata Golombek (Publicidade e Propaganda)

Me lembro do primeiro dia de aula como se fosse hoje! Camisa de flanela, calça jeans, bolsa de couro, cabelo desgrenhado… e lá vou eu pra faculdade. Pelo caminho, pessoas incríveis que passaram a fazer parte da minha vida. E, de repente, 40 anos… A comunicação que a gente aprendeu não existe mais! Onde foi parar, não se sabe! O que fica claro é a única coisa que importa nessa jornada: as pessoas, as amizades é que perduram.

Ricardo Julio (Jornalismo)

A vida não começa aos 40 anos… não no nosso caso… pois a nossa vida de amizade começou desde o primeiro dia desses nossos 40 anos.

Sheila Martins Appollo (Publicidade e Propaganda)

Quarenta anos de ECA em uma frase? Melhor pensar em cenas de slides, como naqueles audiovisuais que costumávamos fazer para a Baccega, começando na fila da matrícula, no gramado, no aquário, na lanchonete, no fusca amarelo, no gol preto, no busão, passando para a Aliança Francesa, o Rei das Batidas, o borracheiro, a Gabriel Monteiro da Silva, o Pacaembu, a Granja Julieta, as casas dos pais, os quartos, as festas, os shows, o eclipse oculto, as viagens, Itanhaém, Campos do Jordão, os churrascos, os sítios, as praias, a Folha, a Europa, os casamentos, os filhos, a Granja Viana e terminando no Empanadas, em São Roque, nos zooms dominicais, nas sessões digitais de cinema, nas caminhadas no Ibirapuera e naquela festa maravilhosa que eu perdi. Queridos, que a nossa amizade dure ainda muito tempo, até quando estivermos bem velhinhos, mas ainda nos encontrando, dando muita risada e só brigando por causa do Lula.

Silvia Bittencourt (Jornalismo)

40 anos de talento, criatividade e inovação – a ECA/USP formando profissionais de excelência em Comunicação e Artes desde sempre!

ChatGPT, respondendo ao comando de Álvaro Lima

O que é ECA83? Aonde nos levam estes 40 anos?

O cérebro humano só termina de se formar por volta dos 25 anos de idade.

É por isso que guardamos com tanto carinho (e ênfase) as lembranças de nossa adolescência e de quando ainda tínhamos vinte e poucos anos. Esses sentimentos ficam gravados em nossa memória. Amizades que nascem quando somos jovens são as que mais duram!

E se mantivermos contato constante, num dia a dia, as recordações continuam ainda mais presentes.

Nesta era assoberbada de tecnologia massiva em que vivemos neste novo século, ao mantermos contato diário, quase ininterrupto, com as pessoas que mais nos marcaram desde aquela época, quando éramos jovens, é como seguirmos carregando constantemente uma “pilha” com aqueles sentimentos, sempre conservando o nível da carga alto.

Essa “bateria” de emoção e sentimentos por sua vez nos acolhe de volta, nos abraçando cada vez mais forte, mantendo nossa energia coletiva sempre presente, sempre potente, para seguirmos assim juntos, nos apoiando uns nos outros.

Nilton Sperb (Cinema)

Playlists da turma:

* A turma de 1983 lembra com carinho e saudade dos amigos Aldo Salvatore Junior e Renata Pereira Canales, já falecidos, ambos do curso de Rádio e TV. Eles estão sempre presentes nos nossos encontros e nas lembranças de histórias que nos emocionam.

* Leia também sobre os 50 anos da turma de 1972: Cinquenta anos, de novo. E a sua turma, já comemorou algum aniversário? Conta pra gente!

Compartilhe
There are 2 comments
  1. Ricardo do Nascimento Júlio

    Ah, que delícia ler essa matéria, os comentários… Tanto carinho, cuidado, afeto entre nós… Tantas boas lembranças! Sem contar que já da pra imaginar as tantas boas festas, ótimos papos, bons vinhos e baladas que teremos pela frente!! hehehe

  2. Fernando Brengel

    Lindo! Lindo! Parabéns a todos que fizeram esse baita registro. Caiu uma lágrima aqui … já volto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

#main-content .dfd-content-wrap {margin: 0px;} #main-content .dfd-content-wrap > article {padding: 0px;}@media only screen and (min-width: 1101px) {#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars {padding: 0 0px;}#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars > #main-content > .dfd-content-wrap:first-child,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars > #main-content > .dfd-content-wrap:first-child {border-top: 0px solid transparent; border-bottom: 0px solid transparent;}#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width #right-sidebar,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width #right-sidebar {padding-top: 0px;padding-bottom: 0px;}#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars .sort-panel,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars .sort-panel {margin-left: -0px;margin-right: -0px;}}#layout .dfd-content-wrap.layout-side-image,#layout > .row.full-width .dfd-content-wrap.layout-side-image {margin-left: 0;margin-right: 0;}