Rosa dos Ventos: turismo como ferramenta de inclusão social

Visita ao Morumbis, em parceria da Rosa dos Ventos com a ONG Meninos do Brejo em julho de 2025
Visita ao Morumbis, em parceria da Rosa dos Ventos com a ONG Meninos do Brejo em julho de 2025

A Rosa dos Ventos é um projeto estudantil criado por alunos do curso de Turismo da ECA com o objetivo de realizar viagens e passeios educativos gratuitamente para crianças em vulnerabilidade. A coordenadora da entidade é a professora Debora Braga

Fundada em 2001 por estudantes de Turismo da ECA-USP, a Rosa dos Ventos é uma entidade social sem fins lucrativos que transforma o turismo em uma poderosa ferramenta de inclusão e responsabilidade social.

O propósito da entidade é simples e inspirador: levar experiências de lazer e cultura a crianças em situação de vulnerabilidade social, ampliando horizontes e fortalecendo vínculos com a cidade de São Paulo.

Ao longo de sua trajetória, a entidade realizou inúmeros passeios que impactaram diretamente a vida de muitas pessoas, democratizando o acesso ao lazer e criando conexões significativas entre participantes e territórios.

Um dos exemplos mais recentes foi o passeio ao Estádio do Morumbis com crianças do projeto Meninos do Brejo, do Grajaú — ação que teve ampla repercussão e foi destaque no Jornal da USP e na TV Cultura.

A continuidade desse trabalho é possível graças ao apoio de marcas parceiras, doações de fundações e contribuições dos alunos da ECA-USP. Todo o valor arrecadado é integralmente destinado à realização de passeios.

“O projeto é uma forma de retribuir à sociedade tudo o que a universidade nos oferece, multiplicando oportunidades e sorrisos”, diz Erik Henrique Alexandre dos Santos, diretor de comunicação da Rosa dos Ventos.

Conheça a Rosa dos Ventos

Ex-alunos e empresas podem colaborar

* Colaboração Erik Henrique Alexandre dos Santos, aluno de Turismo (2023)

Compartilhe
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

#main-content .dfd-content-wrap {margin: 0px;} #main-content .dfd-content-wrap > article {padding: 0px;}@media only screen and (min-width: 1101px) {#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars {padding: 0 0px;}#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars > #main-content > .dfd-content-wrap:first-child,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars > #main-content > .dfd-content-wrap:first-child {border-top: 0px solid transparent; border-bottom: 0px solid transparent;}#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width #right-sidebar,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width #right-sidebar {padding-top: 0px;padding-bottom: 0px;}#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars .sort-panel,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars .sort-panel {margin-left: -0px;margin-right: -0px;}}#layout .dfd-content-wrap.layout-side-image,#layout > .row.full-width .dfd-content-wrap.layout-side-image {margin-left: 0;margin-right: 0;}