
Por Cecília de Oliveira Freitas
Quando recebi a notícia da morte do Papa Francisco eu estava na metade do meu intercâmbio na Itália. Filha de um teólogo e uma historiadora, eu sabia que, em Roma, eu estaria vivendo um momento histórico.
O que eu não sabia é que teria também a oportunidade de noticiar esse momento como correspondente internacional. Cobrir um velório dessa grandiosidade e depois o Conclave, com a escolha do novo papa, foi um dos maiores desafios da minha experiência como jornalista. É necessário ter responsabilidade com o tamanho dessa notícia.
A fumaça branca subiu pela chaminé, e eu estava em uma das grades da praça São Pedro. Comecei a tremer pela extrema adrenalina de saber que eu estava vendo de pertinho a história ser feita, com a missão de contar essa história para o Brasil.
Junto com a oportunidade, também pude entrevistar e pedir a bênção pessoal dos cardeais brasileiros, além de chegar pertinho do próprio papa Leão XIV, durante a audiência realizada com jornalistas. Eu era uma das mais jovens nas salas de imprensa por onde passei e tive grandes aprendizados com meus colegas de profissão.
Minha primeira vez fora do país, minha primeira cobertura de um evento dessa magnitude, meu primeiro ao vivo! Foram várias primeiras vezes que me fizeram reafirmar o meu amor profundo pelo jornalismo em todas as suas formas.
Eu estava nervosa, mas em nenhum momento me senti despreparada, pois sabia que é isso que me aguarda daqui em diante e eu sou fruto de todas as experiências acadêmicas e profissionais que me levaram à Roma e à Praça São Pedro. O lugar certo, na hora certa.
Tive a oportunidade de participar de uma coletiva de imprensa com os cardeais brasileiros e fiz quatro exclusivas nesse dia. Também participei da audiência do papa Leão XIV com jornalistas e cheguei pertinho dele.
Encontrei o Willian Bonner, a Ilze Scamparini e o Nilson Klava durante o trabalho. Todos eles foram simpaticíssimos comigo.

Cecília de Oliveira Freitas é da turma de Jornalismo de 2022 e atualmente é intercambista da ECA na Università di Roma la Sapienza (Itália). Ela cobriu o velório do papa Francisco, o Conclave e a primeira audiência do papa Leão XIV com a imprensa para o portal Terra.
Vídeos da cobertura da Cecília
Sol, fila e dor no pé: veja como foi espera por fumaça branca, que anunciou eleição do papa Leão XIV
Participação na live NOVO PAPA É ELEITO
Fumaça preta causa frustração em fiéis e amplia expectativa por novo papa
Turistas em Roma contam o que esperam do novo papa
Turistas são ‘barrados’ de conhecer Capela Sistina em semana de conclave
Veja como foi o primeiro dia de visitação ao túmulo do papa Francisco
‘Movidos pelo amor de Deus’, fiéis enfrentam perrengues e dor em último adeus ao papa Francisco