
Dia 26 agosto, às 19h, o Cineclube ÁgoraECA exibe “A Fera na Selva” (2017), seguido de um bate-papo com Paulo Betti sobre a adaptação do livro de Henry James e o roteiro para cinema – via Zoom.

Os atores Paulo Betti e Eliane Giardini protagonizam o filme e assinam a direção juntamente com o diretor de fotografia Lauro Escorel.
O roteiro da produção, rodada no interior do estado de São Paulo (Sorocaba, Votorantim e Salto), é baseado na obra homônima de 1903 do escritor norte-americano naturalizado britânico Henry James. Foi escrito por Paulo Betti baseado na adaptação teatral de Luis Arthur Nunes.
Paulo Betti e Eliane Giardini fizeram a peça de teatro de “A Fera na Selva” em 1992, quando surgiu a ideia de fazer o filme, que acabou sendo realizado em 2017.
Paulo e Eliane são atores formados pela Escola de Arte Dramática da ECA-USP (turma 1972).
Sinopse
João e Maria vivem uma vida inteira juntos. Ele é professor de português, ela de literatura inglesa. João é atormentado pela obsessão que uma coisa extraordinária vai acontecer em sua vida. Maria aceita esperar com ele A Fera na Selva, que um dia chegará avassaladora.
“Trabalhamos no escuro – fazemos o que podemos – damos o que temos. Nossa dúvida é nossa paixão e nossa paixão é nosso dever. O resto é a loucura da arte.” — HENRY JAMES
O que acharam do filme
“O filme me emocionou muito, tocante, adorei interpretações, direção de arte, fotografia e locações.” (Rubens Ewald Filho, crítico de cinema)
“Envolvente, emocionante. Impossível não se identificar em algum nível com a cegueira emocional do protagonista de A Fera na Selva. Aparentemente está ali uma vida banal, destituída de arroubos ou dramas, mas no fundo a situação é altamente dramática, um homem que está diante do amor da sua vida e não percebe. A Fera na Selva é um filme de delicadezas e nuances e por isso é tão tocante” (Fernando Meirelles, diretor e produtor)
“Um óvni, biscoito fino” (Luiz Carlos Merten, O Estado de S. Paulo)
“Mesmo conhecendo o ‘desfecho’ por ter lido a novela, curti o andamento da trama, tanto pela beleza dos cenários naturais quanto pelo som das palavras, escandidas por dois atores talentosos. A mensagem de James é ambígua e triste. A fera da selva dá seu bote de maneira sutil e traiçoeira. O filme trabalha essas ideias com justeza e beleza.” (Luiz Zanin, O Estado de S. Paulo)
“É uma obra adulta, ambiciosa e corajosa.” (Pablo Villaça, crítico de cinema)
“Se, por um lado, o texto, escrito em 1903, relega à mulher um papel de coadjuvância, a interpretação de Giardini a eleva a uma condição de superioridade e até protagonismo.” (Renato Hermsdorff)
“O filme preserva a essência da narrativa de Henry James e ao mesmo tempo a transforma numa interessante e bela obra pessoal.” (José Geraldo Couto, crítico de cinema e tradutor da novela de Henry James)
“Wonderful movie” (Jerry Carlson, City College New York TV)
“Adorei a atmosfera do filme e a excelente atuação dos atores, em nada naturalista, seus tempos, suas elipses e a progressão em espiral do tema. O filme é uma pequena joia com uma ótima direção de arte, locações excelentes e a belíssima fotografia do Lauro Escorel com belíssimos planos. O texto é maravilhoso” (Roberto Gervitz, diretor e roteirista)
“Temos um filme feito por seis mãos. E se tantas vozes no comando poderiam resultar numa falta de norte, o que se vê é justamente o contrário.” (Robledo Milani, Papo de Cinema)
Trailer do filme “A Fera na Selva”

Ficha técnica
“A Fera na Selva”, 2017, adaptação da obra de Henry James, 87 minutos
Direção: Eliane Giardini, Paulo Betti, Lauro Escorel
Coprodução: Prole de Adão Produções, Batuta Filmes, Canal Brasil, Globo Filme
Roteiro: Paulo Betti, Luís Artur Nunes, Eliane Giardini e Rafael Romão
Produção associada: Fernando Meirelles
Produção executiva: Gilberg Antunes
Produção de elenco: Juliana Betti
Narração: José Mayer
Direção de fotografia: Lauro Escorel, ABC
Fotografia: Fernanda Tanaka (Cinema ECA 1993)
Direção de arte: Ronald Teixeira
Direção de produção: Alexandre Miliani
Direção de platô: Ocimar Marques
Montagem: Eduardo Escorel
Trilha musical: Felipe Lara
Som direto: Márcio Câmara
Desenho de som: Alexandre Griva, Gabriel Pinheiro
Figurino: Maribel Espinoza, Ronald Teixeira
Maquiagem e caracterização: Siva Rama Terra, Ebony
Produção de finalização: Marcelo Pedrazzi
Elenco: Eliane Giardini, Paulo Betti, Cristina Labronicci, Juliana Betti, Janice Vieira, Ademir Feliziani, Mário Pérsico, João Leopoldo, Clara Nolasco
Leia o livro e o roteiro e venha conversar com Paulo Betti
No dia 26/8, depois da exibição do filme “A Fera na Selva”, vamos ter um bate-papo com o ator e diretor Paulo Betti sobre a adaptação do livro de Henry James para o cinema. Baixe o livro e o roteiro e venha participar da conversa via Zoom!
Bastidores do filme “A Fera na Selva”
Artigos de Mario Sergio Conti (Jornalismo ECA 1974) sobre o livro “A Fera na Selva”

