
Furacão Jean-Claude
Nos adotamos nas gravações de “Periscópio”. Pra mim foi quando o vi chorando um choro mudo, passando as mãos na parede mofada. Vulnerável e brilhante. Se jogando num universo novo – o da atuação.
A gente costuma ter dificuldade de enxergar que os velhos já foram crianças. Mas ele era como se fosse tudo junto. Todos os tempos ao mesmo tempo. Jean-Claude bebê explorador, Jean-Claude criança olhando para uma minhoca, Jean-Claude adolescente rebelde, Jean-Claude adulto descolado e Jean-Claude velho e tudo isso.
Jean-Claude morto é também vivo. Já tá conversando com um monte de gente, acabou de lançar um livro, um filme, tá montando o “Adrenalina” com o Henrique, o Mau e eu… e todos os próximos que virão já são também dele.
Saudade e amor.

Pedro Goifman é ator e diretor de cinema, atualmente cursando a Escola de Arte Dramática da ECA-USP – entrou na turma 74, mas está na 76; também entrou no CAC, mas optou por seguir na EAD.
Entre os trabalhos no cinema, estão “Califórnia” (Marina Person) e “Guigo Offline” (René Guerra). Nos streamings, atuou nas séries “B.A.: O Futuro Está Morto” (HBO Max), “Coisa de Menino” (HBO Max), “O Incrível Circo dos 5” (Discovery Kids) e “Histórias de Fantasmas Verdadeiros para Crianças” (CinebrasilTV), entre outras. Na TV aberta, participou de “Garota do Momeno” (TV Globo).
Com Jean-Claude, gravou “Sim”, longa documental que dirigiu, mas não chegou a ser lançado, e “Adrenalina”, curta que gravou em 2024, está em fase de montagem e deverá ser lançado em 2026. No livro “Wet Mácula”, Jean-Claude conta sobre o encontro com Pedro nas gravações de “Periscópio”, filme dirigido por Kiko Goifman (pai do Pedro), seguido de um texto de Pedro com a sua perspectiva.
*
“Nossa relação foi mais pessoal, mas claro que conversávamos sobre os projetos que tínhamos. Tanto os meus quanto os dele. Eu contava dos personagens que ia fazer como ator, ele me falava dos filmes que estava gravando. Sempre trocávamos.”