Renata Golombek

Renata Golombek

Aos 3 anos de idade, tive uma experiência que marcou em parte o meu destino: minha mãe me levou ao Teatro Municipal do Rio (onde morei até 1973), para assistir ao Lago dos Cisnes, com o Royal Ballet de Londres. A partir daquele dia, soube que o balé seria o centro da minha vida. Os anos se passaram, e aquela decisão, pelo menos para mim, estava mais do que tomada. Fazia o colegial, mas o meu objetivo era terminar o colégio e seguir como bailarina clássica no Ballet Cisne Negro, onde passara grande parte dos meus últimos dez anos. Porém, meu sonho não se “encaixava” com o que meus pais sonhavam para mim. Vindos de uma formação acadêmica – ele, engenheiro da Escola Politécnica da USP, ela, formada em Letras pela UFRJ – não aceitaram o meu projeto e tive que, aos 45 minutos do segundo tempo, escolher uma carreira universitária.

Fiz um teste vocacional com um grande psicólogo na época, que, além de ajudar a descobrir o que estudar, também sugeria qual faculdade cursar, de acordo com a personalidade do entrevistado. Aí veio a grande surpresa que mudou totalmente a minha trajetória: a carreira indicada foi Publicidade e Propaganda (e nem foi tão inesperada, já que amava escrever e me arriscava em alguns cursos de desenho, como a Escola Panamericana de Arte). A faculdade sugerida foi a Escola de Comunicações e Artes da USP, da qual não tinha a mínima ideia da existência, mas, sendo da USP e com um nome tão convidativo, tornou-se a minha primeira opção.

Estudei dois meses como uma obstinada e quando soube que passei visitei a ECA pela primeira vez em fevereiro de 1983. Nem poderia imaginar que aquela seria a coreografia que eu dançaria até os dias de hoje e que esta história fosse aqui, um dia, compartilhada.

Aluna Turma Curso
Renata Golombek 1983 Publicidade e Propaganda

 

Compartilhe
There are 3 comments
  1. Fernando Brengel

    Lindo Renatinha! Lindo! Bjs.

  2. […] assuntos mundiais, pois o vírus da doença, o HIV-1, acabara de ser identificado. Crédito: Renata Golombek. Outdoor da campanha de 2021 que defendeu a concessão do título póstumo de doutor “honoris […]

  3. […] Renata Golombek e Regina Thompson […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

#main-content .dfd-content-wrap {margin: 0px;} #main-content .dfd-content-wrap > article {padding: 0px;}@media only screen and (min-width: 1101px) {#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars {padding: 0 0px;}#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars > #main-content > .dfd-content-wrap:first-child,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars > #main-content > .dfd-content-wrap:first-child {border-top: 0px solid transparent; border-bottom: 0px solid transparent;}#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width #right-sidebar,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width #right-sidebar {padding-top: 0px;padding-bottom: 0px;}#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars .sort-panel,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars .sort-panel {margin-left: -0px;margin-right: -0px;}}#layout .dfd-content-wrap.layout-side-image,#layout > .row.full-width .dfd-content-wrap.layout-side-image {margin-left: 0;margin-right: 0;}