Pós-graduação da ECA completa meio século

Criada em 1972, pós da ECA foi pioneira no Brasil

Documento de 1971 autoriza a criação dos cursos de pós-graduação na área de Ciências da Comunicação na ECA
Documento de 1971 autoriza a criação dos cursos de pós-graduação na área de Ciências da Comunicação na ECA

Em janeiro de 1972 a ECA inaugurou seu primeiro curso de pós-graduação e o primeiro na área de Comunicação do Brasil: o então Programa de Mestrado em Ciências da Comunicação. Ao completar 50 anos, o curso de pós-graduação em Ciências da Comunicação da ECA é responsável pela formação de grande parte dos mestres e doutores em Comunicação do país.

Em 1974, surgiu o Programa de Pós-Graduação em Artes. Hoje a ECA possui doze cursos gratuitos de mestrado e doutorado stricto sensu e um mestrado profissional em seis Programas de Pós-Graduação: Artes Visuais (PPGAV), Artes Cênicas (PPGAC), Meios e Processos Audiovisuais (PPGMPA), Ciência da Informação (PPGCI), Ciências da Comunicação (PPGCOM) e Música (PPGMUS).

O processo de seleção de novos alunos é realizado anualmente, no segundo semestre. Também é possível cursar disciplinas de pós-graduação da ECA como aluno especial. Para mais informações sobre os cursos de mestrado e doutorado oferecidos pela ECA, acesse a página do Serviço de Pós-Graduação.

Em 2022, a ECA receberá 166 novos alunos e alunas de mestrado e doutorado, 37 deles no PPGCOM.

O atual Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação está organizado em três linhas de pesquisa: comunicação, redes e linguagens; objetos teóricos e empíricos; processos comunicacionais: tecnologias, produção e consumos; comunicação: interfaces e institucionalidades.

Folha de rosto da tese de mestrado de Cremilda Medina, uma das primeiras a serem defendidas na pós-graduação da ECA
Folha de rosto da tese de mestrado de Cremilda Medina, uma das primeiras a serem defendidas na pós-graduação da ECA

ECA inaugura pós-graduação a distância

E agora em 2022 a ECA inova mais uma vez: está lançando três cursos de pós-graduação (MBA), na modalidade ensino a distância (EaD): MBA em Negócios e Estética da Moda, MBA em Comunicação e Marketing e MBA em Gestão de Eventos. Os três projetos são liderados por professores do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo (CRP), pioneiro em projetos EaD com o lançamento em 2019 do primeiro curso de extensão e difusão.

Fotos:

Verônica Cristo

Compartilhe
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

#main-content .dfd-content-wrap {margin: 0px;} #main-content .dfd-content-wrap > article {padding: 0px;}@media only screen and (min-width: 1101px) {#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars {padding: 0 0px;}#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars > #main-content > .dfd-content-wrap:first-child,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars > #main-content > .dfd-content-wrap:first-child {border-top: 0px solid transparent; border-bottom: 0px solid transparent;}#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width #right-sidebar,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width #right-sidebar {padding-top: 0px;padding-bottom: 0px;}#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars .sort-panel,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars .sort-panel {margin-left: -0px;margin-right: -0px;}}#layout .dfd-content-wrap.layout-side-image,#layout > .row.full-width .dfd-content-wrap.layout-side-image {margin-left: 0;margin-right: 0;}