A ECA também é… Amor pelos animais

Jaime Spitzcovsky idealiza exposição sobre amizade entre humanos e cães

Jaime Spitzcovsky - Nós e os CãesFormado em Jornalismo pela ECA em 1986, com uma sólida carreira na área de política internacional, Jaime Spitzcovsky resolveu agora dedicar-se a uma paixão nascida na infância e idealizou uma exposição sobre a relação entre os seres humanos e os cães. A mostra “Nós e os Cães: a arte da amizade sem igual”, da qual ele é curador e diretor-geral, traz a construção da história de união entre humanos e cachorros desde seus primórdios usando tecnologia, interatividade e conteúdo imersivo e educativo.

Sobre a exposição

Inspirada em museus americanos e europeus, a exposição explora a relação e a cumplicidade entre a espécie Homo sapiens e a subespécie Canis lupus familiaris, desvendando o mundo canino, com o objetivo de aperfeiçoar os laços entre tutores e pets, numa viagem com diversão e ciência, fazendo uso de efeitos especiais, projeções, sons e cores.

“Convivo com cães desde a infância e sempre procurei formas de contribuir para o bem-estar canino e animal. Após visitar museus e mostras educativas nos EUA, Itália e França, voltei com a inspiração para realizar uma exposição inédita em seu formato no Brasil, aliando tecnologia e entretenimento para disseminar informações e ampliar conscientização sobre temas como adoção, guarda responsável, saúde canina, entre outros”, explica o Jaime, hoje tutor de 16 cachorros (uma dogue alemã e 15 vira-latas vindos de resgate).

A exposição fica em cartaz de 8 de junho a 31 de julho, no Mooca Plaza Shopping, e é aberta a tutores e cães de todas as idades. O espaço está dividido em seis ambientes temáticos, misturando um passeio pela história das raças caninas e a relação com os humanos – O início de uma amizade, Uma parceria de milênios, Uma variação sem igual, Volta ao mundo com os cães, O mundo visto pelos cães, Por uma amizade sem fim.

É possível ter experiências como enxergar o ambiente com as cores da visão canina, compreender, através de vídeos e animações, como ocorreu a domesticação há milhares de anos e aprender como os cães contribuíram com civilizações antigas e quando foram encontradas as primeiras ossadas de cães de estimação no mundo e no Brasil. Também é mostrado o papel dos cães na sociedade contemporânea e sua presença e diferentes características em muitos países. Há um espaço para as crianças traduzirem em desenho essa amizade sem igual.

O evento tem consultoria técnica de profissionais do curso de Veterinária da FMU e monitoria de alunos da mesma instituição. A produção é da YDreams Global e a apresentação, da PremieRpet.

Ecanos da turma de 1983 visitam a exposição
Ecanos da turma de 1983 visitam a exposição

Sobre o Jaime

Além de jornalista, o Jaime também é palestrante. É colunista da Folha de S. Paulo, integra o Grupo de Análise de Conjuntura Internacional da Universidade de São Paulo, é entrevistador do Canal Um Brasil e colaborador do Fronteiras do Pensamento, como mediador, desde 2014. Realiza palestras na Casa do Saber desde 2005 e no M.inq (Mundo Inquieto) desde 2014.

Foi editor de Internacional na Folha de S. Paulo (1988-1990 e 1997-2000) e correspondente do jornal em Moscou (1990-1994) e Pequim (1994-1997). Entre 2012 e 2016 assinou a coluna “Bichos”, também na Folha, com crônicas sobre o mundo pet.

Realizou coberturas jornalísticas em mais de 40 países e testemunhou eventos históricos, como a libertação de Nelson Mandela (1990), a desintegração da URSS (1991) e da Iugoslávia (1994), a morte do líder chinês Deng Xiaoping (1997) e a devolução de Hong Kong à China (1997). Atuou como editor-chefe do Jornal do Terra, noticiário multimídia do portal Terra (2002-2006), foi curador do MediaOn, Seminário Internacional de Jornalismo Online (2007-2012), e colaborou regularmente com a Band News FM, TV Cultura, rádio Jovem Pan, BBC, Diário de Notícias (Portugal), El Mercúrio (Chile) e Rádio Suíça Internacional. Também tem participações e menções em jornais, programas de TV e sites de notícias como The New York Times, Haaretz, CNN, Entre Aspas (Globo News), Canal Livre (TV Bandeirantes) e Roda Viva (TV Cultura).

É autor do livro “A Nova Guerra do Vietnã” (Ática, 1995) e organizador da obra “Pensar a Justiça”, da série Fronteiras do Pensamento.

“Nós e os Cães: a arte da amizade sem igual”

  • Quando: 8 de junho a 31 de julho de 2022
  • Horários: Terça a sexta (12 às 20h) / Sábado (10h às 22h) / Domingos e feriados (12h às20h)

Fotos:

1, 2, 3: Charles Vicente dos Reis/DZK

4,5,6,7: Regina Thompson

8, 9, 10: Jennifer Monteiro

12, 13: Silvia Spitzcovsky

Compartilhe
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

#main-content .dfd-content-wrap {margin: 0px;} #main-content .dfd-content-wrap > article {padding: 0px;}@media only screen and (min-width: 1101px) {#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars {padding: 0 0px;}#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars > #main-content > .dfd-content-wrap:first-child,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars > #main-content > .dfd-content-wrap:first-child {border-top: 0px solid transparent; border-bottom: 0px solid transparent;}#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width #right-sidebar,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width #right-sidebar {padding-top: 0px;padding-bottom: 0px;}#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars .sort-panel,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars .sort-panel {margin-left: -0px;margin-right: -0px;}}#layout .dfd-content-wrap.layout-side-image,#layout > .row.full-width .dfd-content-wrap.layout-side-image {margin-left: 0;margin-right: 0;}