Gilberto Tinetti (1932-2022)

Pianista e professor aposentado da ECA, Gilberto Tinetti faleceu no dia 18 de junho, aos 90 anos. Foi intérprete de um vasto repertório internacional e nacional, com destaque para a divulgação da música brasileira. Como professor, formou e influenciou diferentes gerações de artistas no Brasil

Gilberto Tinetti (1932-2022)
Gilberto Tinetti (1932-2022)

Gilberto Tinetti começou os estudos de piano aos 10 anos de idade. Formou-se em Direito pela USP, mas trocou a carreira jurídica pela música. No final dos anos 1950 foi a Paris estudar com sua mestra, a pianista franco-brasileira Magdalena Tagliaferro, e foi vencedor de uma importante competição europeia, o Concurso da Academia Internacional de Verão do Mozarteum de Salzburgo. Nessa época, conheceu Heitor Villa-Lobos, cuja obra interpretava com maestria, tendo sido chamado de “Bach” pelo próprio compositor brasileiro.

Tinetti teve papel importante na formação de gerações de pianistas brasileiros. Retornou ao Brasil nos anos 1960 e começou a lecionar no Seminário de Música Pró-Arte de São Paulo, onde foi diretor artístico. Entre 1980 e 2002, foi professor do Departamento de Música (CMU) da ECA, dando aulas de piano e música de câmara. Com sua técnica apurada, criou uma escola que segue presente por meio de seus discípulos, hoje professores da nova geração brasileira de pianistas.

Trio Brasileiro: Tinetti com Watson Clis e Erich Lehninger
Trio Brasileiro: Tinetti com Watson Clis e Erich Lehninger

Como intérprete, apresentou-se regularmente como solista nas principais orquestras, em recitais e concertos de músicas de câmara, tendo sido considerado um dos melhores cameristas brasileiros. Com o violinista Erich Lehninger e o violoncelista Watson Clis em 1975 formou o Trio Brasileiro, que foi pioneiro e tornou-se referência camerística no Brasil, com discos gravados, apresentações no exterior e prêmios importantes.

Na Rádio Cultura FM, apresentou os programas “Teclado” (1987 a 1996) e Pianíssimo (1996 a 2019).

 

 

“Foi meu professor de música de câmara na USP, tão querido, sentava ao piano para mostrar para os seus alunos como resolver os problemas e acabava tocando movimentos inteiros comigo: foram aulas maravilhosas, nas quais ele nos encorajava afetuoso, entusiasmado, generosamente.”

Cassia Carrascoza, flautista e aluna de Tinetti na ECA

“Como pedagogo, como pianista, um exemplo de artista sério. Obrigada, Gilberto, por tudo que fez pelos jovens músicos, com seu olhar paternal. Deixará saudades por seu amor incondicional pela música.”

Elisa Fukuda, violinista

“Ele deixa uma legião de ex-alunos brilhantes, de Lilian Barretto a Antonio Vaz Lemes, além de incontáveis admiradores”.

Ronaldo Miranda, compositor

“Artista fundamental para a música de concerto brasileira, Tinetti esteve inúmeras vezes no palco com a Orquestra, em especial nos anos do maestro Eleazar de Carvalho, e também com o Quarteto Osesp.”

Fundação Osesp

“Finesse, cultura, delicadeza. Tinetti ensinou mesmo aqueles de nós que não tivemos o privilégio de sermos seus discípulos diretos. As saudades são quase tão grandes quanto o legado desse supremo artista e educador musical. Obrigado por tudo, Gilberto!”

Irineu Franco Perpetuo, jornalista e crítico musical

“Gilberto Tinetti – Elegância e Sensibilidade de Um Mestre”

Trio Brasileiro no Metrópolis

Gilberto Tinetti – Bachianas Brasileiras Nº 4 de Villa-Lobos

Beethoven – Concerto No.5 “Imperador” (Gilberto Tinetti, OSCT, Tibiriçá)

 

Fontes:

Morre aos 90 anos o pianista Gilberto Tinetti; artistas homenageiam seu legado

Nota de Falecimento – Gilberto Tinetti

Morre aos 90 anos o pianista e apresentador da Cultura FM Gilberto Tinetti

Morre o pianista Gilberto Tinetti aos 90 anos

Acervo CONCERTO: entrevista com Gilberto Tinetti

Compartilhe
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

#main-content .dfd-content-wrap {margin: 0px;} #main-content .dfd-content-wrap > article {padding: 0px;}@media only screen and (min-width: 1101px) {#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars {padding: 0 0px;}#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars > #main-content > .dfd-content-wrap:first-child,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars > #main-content > .dfd-content-wrap:first-child {border-top: 0px solid transparent; border-bottom: 0px solid transparent;}#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width #right-sidebar,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width #right-sidebar {padding-top: 0px;padding-bottom: 0px;}#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars .sort-panel,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars .sort-panel {margin-left: -0px;margin-right: -0px;}}#layout .dfd-content-wrap.layout-side-image,#layout > .row.full-width .dfd-content-wrap.layout-side-image {margin-left: 0;margin-right: 0;}