Experiência pessoal inspirou primeiro longa de Paula Kim na direção

Da turma de Audiovisual de 2001, a cineasta Paula Kim estreou na direção de um longa-metragem de ficção com Diário de Viagem, lançado no fim de 2022. A equipe do filme conta com outras três ecanas do curso de Cinema: Kátia Coelho (1978) na fotografia, Tide Borges (1979) no som direto e Maria Ionescu (1979) na produção executiva, além de ter no elenco Eucir de Souza, ator formado pela EAD, e Virginia Cavendish, mestranda em História do Teatro no CAC.

Inspirado na vivência da diretora com a anorexia nervosa, o filme levou 12 anos para ficar pronto, desde a finalização do roteiro até o lançamento nos cinemas em novembro de 2022.

Em 2015, o filme participou do L’Atelier da Cinéfondation, um programa de apresentação de projetos a possíveis parceiros realizado durante o Festival de Cannes. “Para mim foi uma experiência inesquecível, porque me colocaram no maior festival de cinema do mundo como diretora pela primeira vez, e isso para a formação de uma cineasta jovem é um divisor de águas”, conta Paula.

O filme foi rodado em 2019, no Brasil e na Irlanda, com produção da própria diretora e de Sara Silveira.

Desde o lançamento de Diário de Viagem, Paula tem participado de uma série de lives e palestras para falar sobre o filme e sobre transtornos alimentares. Ela criou a Sam Ka Pur Filmes, responsável pela idealização e produção do site e das redes sociais Sobre Nossa Visão Distorcida, espaço aberto de desabafo e reflexão sobre o distúrbio que se tornou assunto de saúde pública nos últimos anos.

O filme ficou em cartaz nos cinemas, agora está disponível no streaming e participando de alguns festivais nacionais.

Sinopse

Diário de Viagem se passa em São Paulo em 1995. Logo após a implantação do Plano Real, Liz, 13 anos, vai participar de um intercâmbio na Irlanda. Seus pais, de classe média emergente, estão otimistas, mas na percepção da adolescente a viagem é um total fracasso. Ela retorna ao Brasil perturbada e obsessiva, com um transtorno alimentar que limita sua vida em todos os sentidos. O filme mostra como essa dura realidade vai ser superada.

Elenco

A protagonista Manoela Aliperti em cena com os atores Eucir de Souza e Virginia Cavendish
A protagonista Manoela Aliperti em cena com os atores Eucir de Souza e Virginia Cavendish

O longa é protagonizado pela atriz Manoela Aliperti (Três Teresas, GNT; A Vida Secreta dos Casais, HBO; Malhação: Viva a Diferença e As Five, TV Globo) e pelos atores de teatro, TV e cinema Virginia Cavendish (O Auto da Compadecida, Lisbela e o Prisioneiro, Califórnia) e Eucir de Souza (Meu Mundo em Perigo, Se Nada Mais der Certo, Hoje eu Quero Voltar Sozinho). O filme conta também com a participação dos atores Clarice Abujamra (Como Nossos Pais) e André Ramiro (Tropa de Elite), além de novos jovens atores, como Daniel Botelho (Meus 15 Anos), Lorena Tucci (Chiquititas) e Pedro Ogata (finalista do The Voice Kids).

Diretora

Paula Kim tem bacharelado em Audiovisual pela ECA e mestrado pela Korea National University of Arts, onde dirigiu os curtas Chu Mar, 26, Best Korean Girl e Gonnyon’s First Drive, com os quais participou de vários festivais internacionais. Atuou como assistente dos diretores sul-coreanos Chanwook Park, Sangsoo Im e Su-won Shin.

Com o #SNVD (www.sobrenossavisaodistorcida.com), Paula foi garota propaganda de marcas como Clinique (Campanha Mundial #DifferenceMaker) e Buscofem (campanha #MinhaDorImporta). Seu depoimento “Embranquecimento e Falta de Representatividade nas Mídias” gravado para o Portal Drauzio Varella em 2017 viralizou nas redes. Entre 2014 e 2018 Paula foi responsável pela consultoria e curadoria do K-Action! – Mostra de Cinema Coreano. Em 2022, dirigiu a série Além do Guarda Roupa – primeiro K-drama filmado no Brasil – com estreia prevista para 2023 pela HBOmax.

Ficha técnica

DIÁRIO DE VIAGEM Brasil, 2022, 99 min, cor, ficção

Direção e Roteiro: Paula Kim
Empresa Produtora: Sam Ka Pur Filmes / Dezenove Som e Imagens
Produção: Sara Silveira / Paula Kim
Fotografia: Katia Coelho / Naji Sidki
Montagem: Idê Lacreta
Música: Amabis
Elenco: Manoela Aliperti, Eucir de Souza, Virginia Cavendish
Distribuição: Pandora Filme

O filme está disponível no streaming (Oi Play TV, Claro TV+, Vivo Play, plataformas do Canal Brasil).

Trailer:

Instagram:

https://www.instagram.com/diariodeviagemfilmeoficial/

Fotos:

Acervo pessoal Paula Kim / Divulgação

Compartilhe
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

#main-content .dfd-content-wrap {margin: 0px;} #main-content .dfd-content-wrap > article {padding: 0px;}@media only screen and (min-width: 1101px) {#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars {padding: 0 0px;}#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars > #main-content > .dfd-content-wrap:first-child,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars > #main-content > .dfd-content-wrap:first-child {border-top: 0px solid transparent; border-bottom: 0px solid transparent;}#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width #right-sidebar,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width #right-sidebar {padding-top: 0px;padding-bottom: 0px;}#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars .sort-panel,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars .sort-panel {margin-left: -0px;margin-right: -0px;}}#layout .dfd-content-wrap.layout-side-image,#layout > .row.full-width .dfd-content-wrap.layout-side-image {margin-left: 0;margin-right: 0;}