Você sabia? ex-alunos na Congregação da ECA

Você sabia que os ex-alunos estão representados na Congregação da ECA?

Em primeiro lugar, o que é a Congregação da ECA? Entre os inúmeros órgãos que fazem parte da estrutura da USP, estão as Congregações, que são os órgãos consultivos e deliberativos máximos de cada unidade. A elas estão subordinados os Conselhos Técnicos Administrativos (CTAs), os Conselhos de Departamentos, as Comissões Estatutárias (Graduação, Pós-Graduação, Pesquisa e Cultura e Extensão Universitária) e outras instâncias deliberadas pelas Diretorias de Unidades.

A composição desses órgãos está definida no Estatuto da Universidade de São Paulo, em seu artigo 45, e inclui:

  • o diretor da Unidade (membro nato, que ocupa o cargo de presidente);
  • o vice-diretor;
  • os presidentes das comissões estatutárias;
  • os chefes de departamentos;
  • representantes dos docentes (professores titulares, associados, doutores, assistentes e auxiliares de ensino);
  • representantes do corpo discente (graduação e pós-graduação); e
  • representante dos servidores não-docentes.

No item X desse mesmo artigo, o estatuto menciona que a Congregação pode ainda ter, em sua composição, “a critério de cada Unidade, um representante dos antigos alunos de graduação, eleito por seus pares, com mandato de um ano, admitindo-se uma recondução”.

A ECA é uma das unidades que inclui uma representação dos antigos alunos em sua Congregação. A atual representante é a Jennifer Monteiro, que ingressou na escola em 1983 e graduou-se em Publicidade e Propaganda. Ela foi eleita em votação que ocorreu no dia 11 de dezembro de 2023 e da qual puderam participar todos os ex-alunos de graduação cadastrados na Plataforma Alumni USP. Seu mandato vai até 20 de dezembro de 2024.

Publicitária atuante, tocando há 37 anos sua própria agência, a atual representante sempre manteve vínculos muito fortes com a ECA-USP. Já participou outras vezes da Congregação e como delegada da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo para a eleição dos Antigos Alunos junto ao Conselho Universitário da USP (CO). Além disso, é uma das integrantes do grupo responsável pela plataforma ÁgoraECA.

Em seu mandato como representante dos antigos alunos, Jennifer participará de reuniões mensais ordinárias, convocações extraordinárias e terá direito a voto na aprovação de regimentos da unidade e seus departamentos, na aprovação de alterações curriculares em cursos, na criação e extinção de cursos, na aprovação de concursos públicos, validação de diplomas, homologação de títulos, entre outras atribuições. A primeira reunião de 2024 ocorrerá em 21 de fevereiro.

Sempre que possível traremos notícias relevantes sobre as atividades da Congregação da ECA-USP aqui no ÁgoraECA. Caso tenha dúvidas a respeito e queira falar com a representante dos antigos alunos, mande um e-mail para contato@agoraeca.com.br.

Compartilhe
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

#main-content .dfd-content-wrap {margin: 0px;} #main-content .dfd-content-wrap > article {padding: 0px;}@media only screen and (min-width: 1101px) {#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars {padding: 0 0px;}#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars > #main-content > .dfd-content-wrap:first-child,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars > #main-content > .dfd-content-wrap:first-child {border-top: 0px solid transparent; border-bottom: 0px solid transparent;}#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width #right-sidebar,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width #right-sidebar {padding-top: 0px;padding-bottom: 0px;}#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars .sort-panel,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars .sort-panel {margin-left: -0px;margin-right: -0px;}}#layout .dfd-content-wrap.layout-side-image,#layout > .row.full-width .dfd-content-wrap.layout-side-image {margin-left: 0;margin-right: 0;}