Ecanos no Oscar

Mais de 10 mil membros da Academia de Hollywood escolhem os filmes que são premiados na cerimônia anualmente. Ecanos estão entre os brasileiros que participam da votação

Os indicados ao Oscar são escolhidos por votação entre os mais de 10 mil membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, que reúne profissionais de vários países do mundo, incluindo dezenas do Brasil e, entre eles, alguns ecanos. Todos os membros da academia precisam estar envolvidos de alguma forma no setor cinematográfico.

A academia adiciona novos integrantes uma vez por ano e, nos últimos anos, vem diversificando seu quadro de membros, para torná-lo mais inclusivo. Atualmente, mais de 50 brasileiros fazem parte da academia e votam nos filmes que são premiados na cerimônia – entre eles estão diretores, atores, produtores, roteiristas, compositores, maquiadores.

A votação do Oscar é realizada em duas etapas. Na primeira, os membros da Academia votam nos candidatos de suas respectivas categorias e em melhor filme (dez preferidos). Na segunda, todos os membros votam para escolher o finalista de sua categoria, além de continuar indicando dez filmes por ordem de preferência. Os indicados com mais votos em cada categoria durante a segunda fase recebem o prêmio.

Quem são os ecanos que votam no Oscar

Dos 54 brasileiros que integram a lista atualmente, conseguimos identificar quatro ecanos: a diretora Anna Muylaert; os diretores Jefferson De e Maurício Osaki; e a documentarista Petra Costa. Cada um deles vota na sua categoria e também em melhor filme do ano. Conhece mais alguém? Conta pra gente!

Anna Muylaert

A premiada diretora, roteirista e produtora Anna Muylaert é da turma de Cinema de 1980. Entre seus filmes mais conhecidos, estão “Durval Discos”, “É Proibido Fumar” e “Que Horas Ela Volta?”. Foi convidada para fazer parte do Oscar em 2016 como diretora.

Jeferson De

Jeferson De começou a estudar na FFLCH, mas pediu transferência para o curso de Cinema, onde dedicou-se à pesquisa de diretores cinematográficos negros. Entre seus filmes, estão “Bróder”, “Amuleto”, “Correndo Atrás”, “M8 – Quando a Morte Socorre a Vida” e “Doutor Gama”, sobre o advogado abolicionista Luís Gama. Foi convidado para integrar a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas em 2022.

Petra Costa

A cineasta Petra Costa é membro da Academia desde 2018. Entre seus filmes, estão “Olhos de Ressaca”, “Elena”, “Olmo e a Gaivota” e “Democracia em Vertigem”, que em 2020 foi indicado ao Oscar de melhor documentário. Petra estudou dois anos no curso de Artes Cênicas da ECA.

Maurício Osaki

Da turma de Audiovisual de 2000, o cineasta Maurício Osaki foi convidado para fazer parte da filial de curtas-metragens e filmes de animação da Academia em 2015 depois que seu curta “O Caminhão do Meu Pai” foi finalista do Oscar.

Cobertura do Oscar

O jornalista cultural Ubiratan Brasil (Jornalismo, 1982) está em Los Angeles para mais uma cobertura do Oscar – confira em @brasil.ubiratan. A crítica de cinema Isabela Boscov (Rádio e TV, 1981) comenta sobre todos os indicados ao Oscar em seu canal do YouTube, onde fará uma live no dia da cerimônia, a partir das 19h30. Acompanhe.

Compartilhe
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

#main-content .dfd-content-wrap {margin: 0px;} #main-content .dfd-content-wrap > article {padding: 0px;}@media only screen and (min-width: 1101px) {#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars {padding: 0 0px;}#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars > #main-content > .dfd-content-wrap:first-child,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars > #main-content > .dfd-content-wrap:first-child {border-top: 0px solid transparent; border-bottom: 0px solid transparent;}#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width #right-sidebar,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width #right-sidebar {padding-top: 0px;padding-bottom: 0px;}#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars .sort-panel,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars .sort-panel {margin-left: -0px;margin-right: -0px;}}#layout .dfd-content-wrap.layout-side-image,#layout > .row.full-width .dfd-content-wrap.layout-side-image {margin-left: 0;margin-right: 0;}