Ana Cañas homenageia Belchior

Ana Cañas Canta BelchiorFormada em Artes Cênicas pela ECA, a cantora e compositora paulista Ana Cañas lançou em outubro seu sexto álbum de estúdio, Ana Cañas Canta Belchior, primeiro trabalho da artista exclusivamente como intérprete. Tributo ao compositor cearense, o projeto nasceu a partir de uma live feita durante a pandemia e acabou se tornando um dos maiores mergulhos artísticos de sua carreira. A releitura muito particular da obra de Belchior tem sido aplaudida pelo público e pela crítica.

Produzido por Ana Cañas em parceria com Fabá Jimenez, Ana Cañas Canta Belchior está disponível em áudio em todas as plataformas de streaming e como álbum visual no YouTube, com visualizers mostrando o processo de gravação do álbum.

Para o lançamento foram produzidos três videoclipes: “Coração Selvagem” com participação de Lee Taylor, “Alucinação”, com participação de Maria Casadevall, e “Sujeito de Sorte”, com a participação de 46 artistas, entre eles Wagner Moura, Bruno Gagliasso e Elza Soares. O projeto também rendeu uma turnê, que já começou a percorrer o Brasil e continuará em 2022.

Carreira

Ana Cañas estudou Artes Cênicas na ECA entre 2001 e 2006 e foi aconselhada por seus professores a seguir a carreira de cantora. Conselho seguido, estreou na cena musical cm 2007. Hoje são seis álbuns e um programa de TV:

  • 2007 – lançamento do álbum Amor e Caos (Sony Music), com as primeiras composições autorais e uma versão para Coração Vagabundo (Caetano Veloso). A crítica especializada considerou Ana Cañas a grande revelação musical do ano.
  • 2009 – lançamento do segundo disco de estúdio, Hein? (Sony Music), contendo parceria com Arnaldo Antunes e participação de Gilberto Gil ao violão. A canção “Esconderijo”, de sua autoria, alcançou projeção nacional e foi eleita pela revista Rolling Stone uma das melhores músicas do ano. Gravação com Nando Reis da música “Pra Você Guardei o Amor”, que se tornou hit nacional.
  • 2012 – lançamento do disco Volta (Som Livre), com versões para “Rock and Roll”, do Led Zeppelin, e várias canções autorais, como “Será que Você me Ama?” e “Urubu Rei”. Este álbum transformou-se no show Coração Inevitável, com direção e iluminação de Ney Matogrosso, e foi lançado em DVD em 2013.
  • 2015 – lançamento do álbum Tô na Vida, primeiro totalmente autoral e mais roqueiro, com single e clipe homônimo.
  • 2017 – lançamento do single e do clipe Respeita, manifesto feminista pela equidade de gêneros e pelo fim da violência contra a mulher, contou com a participação de 86 mulheres, entre elas Elza Soares, Maria da Penha, Julia Lemmertez, Maria Rita Kehl, Mel Lisboa e Zélia Duncan.
  • 2018 – lançamento do álbum Todxs, com forte cunho político, destacando pautas feministas e de defesa dos direitos das minorias. Com beats eletrônicos pesados e grooves sensuais, foi indicado ao Grammy Latino 2019 como Melhor Álbum Pop Contemporâneo.
  • 2020 – a live em homenagem à obra de Belchior originou o álbum apenas com canções do artista cearense, gravado entre 2020 e 2021.
  • 2021 – lançamento do álbum e do show Ana Cañas Canta Belchior. A artista também estreou como apresentadora do programa Sobrepostas, no Canal Brasil, recebendo convidadas para conversar sobre sexualidade.

Para acompanhar a artista:

Compartilhe
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

#main-content .dfd-content-wrap {margin: 0px;} #main-content .dfd-content-wrap > article {padding: 0px;}@media only screen and (min-width: 1101px) {#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars {padding: 0 0px;}#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars > #main-content > .dfd-content-wrap:first-child,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars > #main-content > .dfd-content-wrap:first-child {border-top: 0px solid transparent; border-bottom: 0px solid transparent;}#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width #right-sidebar,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width #right-sidebar {padding-top: 0px;padding-bottom: 0px;}#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars .sort-panel,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars .sort-panel {margin-left: -0px;margin-right: -0px;}}#layout .dfd-content-wrap.layout-side-image,#layout > .row.full-width .dfd-content-wrap.layout-side-image {margin-left: 0;margin-right: 0;}