Katia Canton lança livro para comemorar a Semana de 22

Capa do livro Ana e a Semana, lançado em fevereiro de 2022 para homenagear a Semana de Arte de 1922
Capa do livro Ana e a Semana, lançado em fevereiro de 2022 para homenagear a Semana de Arte de 1922

Nesta semana em que se comemoram os cem anos da Semana de Arte Moderna, a jornalista, artista visual, escritora, professora de arte e curadora Katia Canton está lançando o livro infantojuvenil Ana e a Semana: Pequena história do modernismo de 1922, pela VR Editora, com ilustrações de Mariana Zanetti.

A jornalista e escritora Katia Canton
A jornalista e escritora Katia Canton, que está lançando seu 60º livro

Em seu 60º livro, Katia conta a história da amizade improvável entre João, um menino que vive em 2022, e Ana, uma garota que conferiu todos os detalhes do evento em 1922. Os cem anos que separam os personagens não impedem o encontro dos dois por meio de uma foto. Enquanto passeia pelo Theatro Municipal de São Paulo do início do século 20, a menina apresenta ao novo amigo a vida e a obra revolucionária dos modernistas Anita Malfatti, Di Cavalcanti, Zina Aita, Victor Brecheret, Oswald de Andrade, Mário de Andrade, Manuel Bandeira, Heitor Villa-Lobos e Tarsila do Amaral – uma viagem no tempo para homenagear um dos mais importantes eventos das artes brasileiras.

Katia formou-se em Jornalismo pela ECA em 1986. Tem mestrado e doutorado pela New York University, relacionando as artes e as narrativas dos contos de fadas de várias épocas e culturas do mundo. Trabalhou no Museu de Arte Moderna (MoMA), de Nova York, e no Museu de Arte Contemporânea (MAC), de São Paulo. Na Universidade de São Paulo, é docente do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Estética e História da Arte.

Como escritora, além de livros sobre arte, já lançou mais de 50 obras ilustradas para o público infantil e juvenil, tendo recebido o Prêmio Jabuti por três vezes e prêmios da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, entre várias outras premiações. Seus livros já foram traduzidos para o inglês, o espanhol e o francês.

O livro chega às livrarias nesta semana. No sábado, dia 19/02 às 16h, haverá o lançamento na Livraria Travessa Pinheiros, com a presença da Katia e da ilustradora Mariana Zanetti e muita contação de histórias para crianças de todas as idades.

Para saber mais sobre Ana e a Semana e o trabalho da Katia, assista ao vídeo abaixo (a partir de 2’45”):

Compartilhe
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

#main-content .dfd-content-wrap {margin: 0px;} #main-content .dfd-content-wrap > article {padding: 0px;}@media only screen and (min-width: 1101px) {#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars {padding: 0 0px;}#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars > #main-content > .dfd-content-wrap:first-child,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars > #main-content > .dfd-content-wrap:first-child {border-top: 0px solid transparent; border-bottom: 0px solid transparent;}#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width #right-sidebar,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width #right-sidebar {padding-top: 0px;padding-bottom: 0px;}#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars .sort-panel,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars .sort-panel {margin-left: -0px;margin-right: -0px;}}#layout .dfd-content-wrap.layout-side-image,#layout > .row.full-width .dfd-content-wrap.layout-side-image {margin-left: 0;margin-right: 0;}