EAD completa 74 anos, 53 deles vinculada à ECA/USP

Festa de comemoração dos 74 anos da EAD

A EAD (Escola de Arte Dramática) faz parte da ECA/USP desde 1969. Mas nem sempre foi assim.

Logo EAD ECA-USP
Logo EAD ECA-USP

Criada em 1948 por Alfredo de Mesquita como Escola de Formação de Atores, posteriormente abriu-se também para as áreas da crítica, dramaturgia, cenografia e figurino. Durante duas décadas foi dirigida e patrocinada por Mesquita e passou por diversos locais na cidade: Externato Elvira Brandão, TBC (Teatro Brasileiro de Comédia), Rua Maranhão e Liceu de Artes e Ofícios.

Em 1969, Mesquita repassou a EAD à USP, e a escola passou a integrar a então ECC (Escola de Comunicações Culturais), atual ECA, como colégio técnico de nível médio. No campus, a EAD deu origem ao Departamento de Teatro, mas parte importante de seu curso permaneceu como ensino técnico para a formação de atores e atrizes. Hoje, a EAD compartilha seu espaço com o Departamento de Artes Cênicas (CAC) no período noturno, incluindo o Teatro Laboratório.

O curso tem duração de oito semestres. As disciplinas de interpretação constituem o eixo do curso, e a elas se somam as disciplinas teóricas e técnicas. O ingresso na EAD, ao contrário dos demais cursos da ECA, não é por meio da Fuvest, mas coordenado pelo próprio corpo docente – é realizado anualmente em três etapas e os candidatos devem ter 18 anos e concluído o segundo grau.

A EAD foi modelo para a criação de outras escolas de teatro e é referência para instituições de ensino em todos os níveis, sendo responsável por parte significativa dos artistas de teatro, cinema e televisão do país.

Image module

Teatro Laboratório

Entre tantos profissionais que passaram pela EAD em seus 74 anos e entraram para a história do teatro brasileiro estão: Antônio Petrin, Aracy Balabanian, Caco Ciocler, Carlos Alberto Riccelli, Cássio Scapin, Dan Stulbach, Edson Celulari, Edwin Luisi, Eliane Giardini, Elizabeth Savala, Esther Góes, Francisco Cuoco, Glória Menezes, Juca de Oliveira, Lauro César Muniz, Leonardo Villar, Lilia Cabral, Marisa Orth, Matheus Nachtergaele, Nelson Xavier, Ney Latorraca, Paulo Betti, Sérgio Mamberti, Vera Holtz.

Image module

Sopa da EAD

Alfredo Mesquita oferecia aos alunos da escola uma sopa no jantar, pois a maioria deles trabalhava durante o dia e ia direto para o curso. Essa sopa virou uma tradição e é lembrada até hoje pelos ex-alunos e também pelos alunos no aniversário da escola comemorado em 2 de maio.

Assista “Persona em Foco | Dr. Alfredo Mesquita”, TV Cultura:

Compartilhe
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

#main-content .dfd-content-wrap {margin: 0px;} #main-content .dfd-content-wrap > article {padding: 0px;}@media only screen and (min-width: 1101px) {#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars {padding: 0 0px;}#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars > #main-content > .dfd-content-wrap:first-child,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars > #main-content > .dfd-content-wrap:first-child {border-top: 0px solid transparent; border-bottom: 0px solid transparent;}#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width #right-sidebar,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width #right-sidebar {padding-top: 0px;padding-bottom: 0px;}#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars .sort-panel,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars .sort-panel {margin-left: -0px;margin-right: -0px;}}#layout .dfd-content-wrap.layout-side-image,#layout > .row.full-width .dfd-content-wrap.layout-side-image {margin-left: 0;margin-right: 0;}