Biblioteca da ECA recebe coleção de Eduardo Peñuela Cañizal

Acervo de cerca de 4 mil itens foi doado pela família do professor. Itens catalogados já estão disponíveis ao público

Em 2017, a Biblioteca da ECA recebeu a doação da coleção que pertenceu ao professor Eduardo Peñuela Cañizal (1933-2014), incluindo livros, revistas, folhetos, catálogos, teses, cartazes, fotografias, postais, slides, rolos de filmes super 8, negativos, CD-ROMs e obras raras.

A seleção do material teve início em 2018, com 468 livros e folhetos de cinema escolhidos pelo professor Mateus Araújo, do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão, como prioridades para incorporação imediata ao acervo. O trabalho foi interrompido em 2020 e 2021, devido à pandemia, e foi concluído em 2022.

Ao todo, foram selecionadas e incorporadas ao acervo da Biblioteca da ECA quase 2 mil obras, especialmente nas áreas de Artes e Cinema, que serão, aos poucos, catalogadas. Muitos exemplares do acervo que estavam danificados foram substituídos por itens dessa doação – mas mais da metade do material selecionado é novidade, representando um grande enriquecimento do acervo da faculdade. Foi confeccionado um carimbo com o nome do professor para identificar as obras como pertencentes à sua coleção.

Como Peñuela era especialista na obra de Luís Buñuel, um dos destaques da doação são os livros sobre o cineasta espanhol. Uma das raridades da coleção é o Códice Vindobonensis Mexicanus I, facsímile do códice original do século 14, que reproduz dois textos mixtecos, em roteiro pictórico, sobre a origem dos reis dessa dinastia pré-colombiana.

Eduardo Peñuela Canizal nasceu na Espanha, em 1933, e veio para o Brasil ainda menino, quando a família precisou se exilar para escapar das perseguições do governo franquista. Formou-se na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP e participou da criação da ECA, escola da qual foi diretor de 1993 a 1996. Foi um dos maiores especialistas do país nas áreas de teoria do cinema e poética das manifestações não verbais. Foi frequentador assíduo da Biblioteca da ECA, que apoiou de forma decisiva durante sua gestão. Faleceu em 2014, em plena atividade profissional como professor do curso de Audiovisual.

Compartilhe
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

#main-content .dfd-content-wrap {margin: 0px;} #main-content .dfd-content-wrap > article {padding: 0px;}@media only screen and (min-width: 1101px) {#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars {padding: 0 0px;}#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars > #main-content > .dfd-content-wrap:first-child,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars > #main-content > .dfd-content-wrap:first-child {border-top: 0px solid transparent; border-bottom: 0px solid transparent;}#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width #right-sidebar,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width #right-sidebar {padding-top: 0px;padding-bottom: 0px;}#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars .sort-panel,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars .sort-panel {margin-left: -0px;margin-right: -0px;}}#layout .dfd-content-wrap.layout-side-image,#layout > .row.full-width .dfd-content-wrap.layout-side-image {margin-left: 0;margin-right: 0;}