O Coro Antropófago no Bixiga

O Coro Antropófago no Bixiga

Letícia Coura, mestra em Artes Cênicas na ECA, lança livro sobre o coro e o processo de criação da música na peça “Os Sertões” encenada pelo Teatro Oficina

No dia 12 de julho passado foi lançado o livro O Coro Antropófago no Bixiga: o processo de criação dos atuadores com a música n´Os Sertões do Teatro Oficina, da Giostri Editora. Com algumas atualizações, o livro é resultado do mestrado de Letícia Coura em Artes Cênicas na ECA, iniciado em 2018 e defendido em 2021, com orientação do professor Marcos Bulhões.

O Coro Antropófago no Bixiga aborda a formação do coro cantante do Teatro Oficina durante o processo de criação e montagem do épico Os Sertões, entre 2002 e 2007. Um processo que resultou em um espetáculo de cinco partes, totalizando 26 horas de duração, com direção de José Celso Martinez Corrêa – um período efervescente de criação, apresentações e viagens, que culminou com os cinco espetáculos apresentados em Canudos, numa réplica do Oficina em pleno campo de futebol.

A abordagem singular desse trabalho inédito tem como ponto de vista a prática cotidiana de Letícia Coura, cantora, compositora, escritora, atriz e preparadora vocal da Companhia.

O leitor poderá trilhar pelas 8.640 horas que o coro de quase cem integrantes viveu cantando, girando, ouvindo e contracenando. Uma investigação alucinante do corpo-sertão-sem-órgãos.

“O último espetáculo com a direção do Zé Celso de que participei foi Bacantes, de Eurípedes, na virada de 2017 pra 2018, e o primeiro foi… Bacantes, numa outra virada de ano, de 1999 pra 2000. Entre muitos espetáculos vivemos, nesse meio tempo, de 2002 a 2007, o processo de criação e apresentações d’Os Sertões, um épico musical em cinco partes, com espetáculos de 4 a 7 horas de duração, totalizando mais de 26 horas de intensa Tragycomediorgya”, diz Letícia.

“Tive a vontade e a disposição de voltar pra vida acadêmica, depois de quase 30 anos vivendo na e da arte, pela necessidade de contar um pouco dessa história tão maravilhosa e única. É com muita alegria que anuncio a concretização dessas reflexões em livro, só não esperava que seríamos todos surpreendidos pela morte trágica do Zé no meio do caminho.”

“Esse lançamento já estava marcado há um tempo, uma concentração de trabalho para conseguir ter o livro pronto durante a temporada do espetáculo Mutação de Apoteose, dirigido por Camila Mota, em que cantamos e dançamos várias das canções criadas e cantadas n´Os Sertões. Mutação de Apoteose é o nome da cena que abria a primavera no sertão, e agora, como tudo no Oficina, ganhou novos e ainda surpreendentes sentidos. Foi mais uma oportunidade pra cantar e celebrar a vida do Zé, que ligou tanta gente, que inspirou tantos trabalhos, tantas festas, tantas criações, paixões, amores, insights, aventuras, loucuras e, principalmente, insurreições, revoluções, renascimentos e muita felicidade guerreira pra tudo nesse mistério que é a vida.”

O livro está à venda nos dias de espetáculo no Teatro Oficina, na Giostri Livraria Teatro e também no site da editora neste link.

Lançamento do livro, na Giostri Livraria Teatro, no Bixiga
Lançamento do livro, na Giostri Livraria Teatro, no Bixiga

Assista a esta videoaula de Letícia Coura sobre o samba no Teatro Oficina:

Para saber mais sobre a Letícia: https://leticiacoura.com.br/

Compartilhe
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

#main-content .dfd-content-wrap {margin: 0px;} #main-content .dfd-content-wrap > article {padding: 0px;}@media only screen and (min-width: 1101px) {#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars {padding: 0 0px;}#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars > #main-content > .dfd-content-wrap:first-child,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars > #main-content > .dfd-content-wrap:first-child {border-top: 0px solid transparent; border-bottom: 0px solid transparent;}#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width #right-sidebar,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width #right-sidebar {padding-top: 0px;padding-bottom: 0px;}#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars .sort-panel,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars .sort-panel {margin-left: -0px;margin-right: -0px;}}#layout .dfd-content-wrap.layout-side-image,#layout > .row.full-width .dfd-content-wrap.layout-side-image {margin-left: 0;margin-right: 0;}