Documentário “Evoé! Zé Celso, Retrato de um Antropófago”

Em 2011 Tadeu Jungle (Rádio e TV, 1977) e Elaine Cesar lançaram o documentário “Evoé! Zé Celso, Retrato de um Antropófago”

O diretor Tadeu Jungle e Zé Celso, durante as filmagens na Grécia (Foto: Elaine Cesar)
O diretor Tadeu Jungle e Zé Celso, durante as filmagens na Grécia (Foto: Elaine Cesar)

“Evoé! Retrato de um Antropófago”, um filme da série Iconoclássicos do Itaú Cultural, mistura de forma labiríntica depoimentos gravados em 2009 e imagens históricas da carreira do diretor, ator e dramaturgo José Celso Martinez Corrêa, do Teatro Oficina, uma das maiores personalidades das artes do Brasil de todos os tempos. O documentário adquiriu o seu verbo principal em quatro viagens a pontos-chave da trajetória de Zé Celso: Sertão da Bahia; Praia de Cururipe em Alagoas (onde o Bispo Sardinha foi devorado); Epidauro e Atenas, na Grécia; e o apartamento de São Paulo.

Com acesso livre ao infindável e sempre crescente arquivo de imagens e sons do Grupo Oficina, misturados com imagens contemporâneas, o documentário constrói uma visão muito particular e instigante, que resulta num filme estimulante e num documento mágico para hoje e para sempre.

Sem legendas, sem datas aparentes e sem didatismo, o filme é um fluxo potente de imagens e sons que deixam o espectador em estado de constante atenção. EVOÉ, um filme antropofágico na sua essência, pode ser exibido de forma cíclica, pois não tem um começo e com certeza nunca terá fim. Disponível no site www.tadeujungle.com.br de graça.

Ficha técnica

Documentário de longa-metragem
Direção: Tadeu Jungle e Elaine Cesar
104 minutos, 2011, cor, HD
Produtoras: Itaú Cultural e Academia de Filmes

Trailer do filme:

Assista o filme completo aqui:

Compartilhe
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

#main-content .dfd-content-wrap {margin: 0px;} #main-content .dfd-content-wrap > article {padding: 0px;}@media only screen and (min-width: 1101px) {#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars {padding: 0 0px;}#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars > #main-content > .dfd-content-wrap:first-child,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars > #main-content > .dfd-content-wrap:first-child {border-top: 0px solid transparent; border-bottom: 0px solid transparent;}#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width #right-sidebar,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width #right-sidebar {padding-top: 0px;padding-bottom: 0px;}#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars .sort-panel,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars .sort-panel {margin-left: -0px;margin-right: -0px;}}#layout .dfd-content-wrap.layout-side-image,#layout > .row.full-width .dfd-content-wrap.layout-side-image {margin-left: 0;margin-right: 0;}