Zé Celso por Nolram Rocha, ator

Nolram e Zé Celso, em “Roda Viva” (2019) (Foto: Jennifer Glass)
Nolram e Zé Celso, em “Roda Viva” (2019) (Foto: Jennifer Glass)

Nosso Exu das Artes Cênicas

Zé, nosso Exu Senhor das Artes Cênicas, foi para mim muito além de um grande teatrólogo. Zé me trouxe a São Paulo e me concebeu os melhores ritos teatrais, me permitiu estar no seu convívio diário do apartamento 63 do Paraíso e me formou com parte do seu universo de referências.

Adorava ler Oswald de Andrade, ouvir Chet Baker, recitar Maiakovski, tocar Dindi, jogar o I Ching – que tenho a honra de ter recebido um de seus dois livros de presente (me deu o traduzido e disse que ficaria com a versão em francês) – entre tantas maravilhas que pude experienciar com ele nos nossos chás, vinhos, viagens e conversas.

Viveu acordado pelas madrugadas estudando e criando e saía de casa sempre sob o feitiço do amor que a Lala, sua irmã, preparava com muito carinho para que se perfumasse. Deixava todos os domingos reservados para o grande almoço ao redor da mesa repleta de familiares e amigos próximos da sua convivência no bairro Paraíso.

Era de uma curiosidade e interesse ímpar em cada coisa que lhe era dito, perguntava tudo e devolvia as palavras como sagradas. Zé se importava com o escrito e o falado e tinha palavras que a nós são comuns, mas que ele tinha bons motivos para excluir do seu vocabulário.

Sua dramaturgia tinha cores, temperaturas, ações e o seu convívio abrigava todas as gerações e as produções de conhecimento possíveis.

Reescrevemos Roda Viva juntos para a remontagem de 2018 e guardo na memória momentos como cantar para ele músicas da Marília Mendonça e ensinar dinâmicas da internet para que mantivéssemos o texto vivo e atual.

Nolram, Fernanda Torres, Fernanda Montenegro e Zé Celso em 2019
Nolram, Fernanda Torres, Fernanda Montenegro e Zé Celso em 2019

É humanamente inviável descrever a grandiosidade do Zé Celso do “Amor, Humor y muito mais”. Teria que fazer um livro para que coubesse tudo o que eu tenho a dizer sobre ele. Zé é amante do seu cordão dourado de afetos e se inscreveu na ethernidade do teatro e dos nossos corações.

No nosso último encontro, há pouco tempo, ele mais uma vez me fez tantas perguntas quanto fossem necessárias para que entendesse tudo o que se passava comigo. Olhou todas as fotos do meu Instagram perguntando sobre cada uma delas e escolheu a sua foto preferida de si mesmo, que eu tirei. Descobriu que eu estava na Escola de Arte Dramática e ficou muito feliz, disse que era uma escola muito boa. Fiz carinho no seu cabelo, aguardei ele comer, dissemos que nos amávamos, ele disse que minha presença tinha renovado a sua energia e nos despedimos.

No dia 6 de julho, dez dias antes do meu aniversário, na nossa despedida terrena, saí do velório e estreei a minha primeira tragédia grega na EAD, que dedicamos a ele. Voltei pro Oficina e com muitos dos que têm milhares de histórias para contar das inúmeras facetas do Zé, fizemos o maior de todos os teat(r)os, em seu nome.

Evoé, Zé! Te amo.

Nolram Rocha, ator, turma 75 da EAD (2023) – veio de Rio Branco (AC) para São Paulo a convite do Zé Celso, para ser assistente de direção na temporada de “O Rei da Vela” no Sérgio Cardoso e depois para dramaturgia e atuação de “Roda Viva”

Compartilhe
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

#main-content .dfd-content-wrap {margin: 0px;} #main-content .dfd-content-wrap > article {padding: 0px;}@media only screen and (min-width: 1101px) {#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars {padding: 0 0px;}#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars > #main-content > .dfd-content-wrap:first-child,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars > #main-content > .dfd-content-wrap:first-child {border-top: 0px solid transparent; border-bottom: 0px solid transparent;}#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width #right-sidebar,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width #right-sidebar {padding-top: 0px;padding-bottom: 0px;}#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars .sort-panel,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars .sort-panel {margin-left: -0px;margin-right: -0px;}}#layout .dfd-content-wrap.layout-side-image,#layout > .row.full-width .dfd-content-wrap.layout-side-image {margin-left: 0;margin-right: 0;}